Maiatos participaram na 12ª Volta a Portugal Cadetes

O Grupo Desportivo Os Maiatos participou, pela primeira vez na sua história velocipédica, em conjunto com a equipa NRV/Academia de Ciclismo formando uma equipa mista NRV-Maiatos, na 12ª Volta a Portugal de Cadetes 2019, competição rainha da época para estes jovens ciclistas.

Alinharam à partida 158 ciclistas oriundos de 25 equipas, incluindo 3 equipas de Espanha e uma de França, que partiram para três etapas duras e seletivas como é próprio duma competição desta importância.

A primeira etapa Abrantes/Abrantes numa distância de 85 km, longa, com bastante calor, muita velocidade e com subidas seletivas fez grande mossa no pelotão, com mais de 30 ciclistas a ficarem fora da prova.

O pelotão partiu-se logo na primeira subida, tendo-se fracionado em vários grupos, surgindo várias quedas que afetaram o pelotão. Os estreantes Rodrigo Santos e João Costa não resistiram à dureza da etapa. Mas os colegas finalizaram: João Martins – 10º, Tomás Sacramento – 41º, Ivan Nascimento -77º, Tomás Carvalho-78º.

Segunda etapa – Castelo de Vide/Castelo de Vide numa distância de 80 km, duas passagens pela meta, etapa dura pelo calor e pela subida a Castelo de Vide, onde a inexperiência neste tipo de provas veio ao de cima, tendo Tomás Sacramento recuperado algum tempo perdido, tendo cedido apenas na parte final da etapa.

Resultados ficaram assim: Tomás Sacramento – 12º, João Martins – 54º, Tomás Carvalho – 56º e Ivan Nascimento 93º.

Terceira etapa – Tomar/Ourém – 70 km – a partida para a última etapa deu-se com as posições finais quase definidas, apenas havia a esperança de passar em primeiro no PM (Passagem da Meta) ou MV (Meta Volante), o que veio a acontecer por intermédio de Tomás Carvalho que foi o primeiro a passar na derradeira Meta Volante da prova. João Martins foi 24º, Tomas Sacramento 25º, Tomás Carvalho 50º e Ivan Nascimento 70º.

Apesar de algumas tentativas e muita bravura dos atletas Maiatos não foi possível melhorarem a classificação geral individual, acabando Tomás Sacramento num honroso e prestigiante lugar a 03m15s do vencedor que gastou 06h25m16s.

Classificação Geral final – Camisola Amarela: Tomás Sacramento – 22º, João Martins – 40º, Tomás Carvalho – 64º, Ivan Nascimento – 93º.

Classificação Geral coletiva – Equipas: 13º num total de 25 equipas.

«Os atletas da equipa NRV-Maiatos foram inexcedíveis na entrega, sacrifício e valentia ao longo das três etapas e dos mais de 215 Kms percorridos, o espírito de grupo demonstrado e de ajuda foi fantástico, nos bons e maus momentos, a formação é um processo longo, de paciência, persistência e ambição e novas oportunidades irão surgir para demonstrarem o seu valor, e agora com mais experiência e ambição», referem os responsáveis por esta equipa.

Os atletas terão agora oportunidade de evoluir com a participação nos Campeonatos Nacionais de C/R e Fundo a ter lugar nos próximos dias 17 e 18 de Agosto.

A equipa NRV-Maiatos aproveita esta nota de imprensa para dar os parabéns ao vencedor Lucas Lopes, da BMC/Povoa de Varzim/CDC Navais, um nortenho de gema, bem como a todos os participantes nesta grande competição nacional.