,

Está a ser preparado Plano Municipal da Juventude

A vereadora da Juventude, Marta Peneda, tem vindo a dar resposta a uma série de desafios neste pelouro, que considera muito exigente. Em recente entrevista ao Maia Primeira Mão, Marta Peneda avançou com dois projetos fundamentais que estão a ser implementados ou estudados para ser lançados em breve: o Orçamento Participativo Jovem e o Plano Municipal de Juventude.

A vereadora da Câmara da Maia considera que os jovens são uma franja da população que exige maiores desafios, uma vez que se encontram um pouco desiludidos com a atividade política e seus atores tradicionais. Perante este cenário, é necessário atuar de forma rápida e atrativa para motivar a juventude a colocar-se de perto dos problemas da sua terra e a agir para a mudança, uma vez que hoje em dia não só os jovens, mas todos, estamos fartos de “discursos bonitos”.

O Orçamento Participativo Jovem está em fase de preparação para ser aberto muito em breve e dará oportunidade a jovens de apresentarem projetos com um orçamento de 50 mil euros. Os próprios jovens vão apresentar e depois analisar e votar os projetos que consideram melhores para a sua terra.

No que respeita ao Plano Municipal da Juventude, a vereadora adianta que “já estamos em contactos com o Conselho Nacional da Juventude para lançar as bases para o Plano que gostaria de ver implementado”.

De acordo com Marta Peneda, torna-se necessário um estudo, porque, “dentro de um mesmo concelho temos realidades completamente diferentes e as políticas de Juventude de uma freguesia como a Cidade da Maia não podem ser iguais como as políticas desenvolvidas numa freguesia como S. Pedro Fins, por exemplo”.