,

II Festival de Xadrez da Maia decorre de 2 a 6 de setembro

O II Festival de Xadrez da Maia teve a sua apresentação oficial, no Fórum Jovem da Maia, uma competição que decorrerá na Escola Príncipe da Beira, de 2 a 6 do próximo mês.

Na cerimónia fizeram-se representar várias das entidades envolvidas na realização deste importante evento do Xadrez nacional, com destaque para o município da Maia, representado pela vereadora Marta Peneda, para a Associação de Xadrez do Porto, representada pelo seu presidente Pedro Areal, a Junta de Freguesia da Cidade da Maia, cuja representação ficou a cargo de Mário Martins, e também Duarte Duarte em representação da Academia de Xadrez da Maia.

Com a apresentação do cartaz oficial ficou conhecido o alinhamento dos diferentes eventos integrantes da edição 2019, quer na dimensão competitiva com os dois torneios destinados aos xadrezistas mais jovens – I Torneio Jovem Esperança Lidador, destinado aos xadrezistas sub14, e o I Torneio Internacional Jovem Lidador, destinado aos xadrezistas sub20.

Estes dois torneios disputados no ritmo de partidas lentas (90 minutos para cada xadrezista efetuar todos os seus lances com 30 segundos de acréscimo por cada lance efetuados) realizar-se-ão entre os dias 2 e 6 de setembro. Em simultâneo com os dois torneios decorrerão estágios orientados por conceituados xadrezistas destinados a aumentar o nível competitivos dos mais jovens.

Congresso na Secundária de Águas Santas

O dia 7 de setembro acolherá a segunda edição do Congresso “Xadrez – do tabuleiro à sala de aula, do jogo à estratégia pedagógica”, o qual se realizará no Auditório da Escola Secundária de Águas Santas.

Ao longo deste dia vários especialistas com um já longo trabalho de implementação e fomento do Xadrez em contexto escolar partilharão as suas experiências e conhecimentos com todos os presentes.

O II Festival de Xadrez da Maia encerrará no dia 8 com a realização do III Torneio internacional Festival de Xadrez da Maia, num torneio disputado no ritmo de semirrápidas e aberto a todos xadrezistas federados.

Município apoia o xadrez

A vereadora da Juventude da Câmara da Maia, Marta Peneda, na sua intervenção, salientou a importância deste festival “para um município que, mais que nunca, pretende afirmar-se na rota do Xadrez nacional e internacional”.

Por esse motivo, “a Maia continua a apoiar a modalidade, não só no contexto de ensino ou competição, cujas vantagens ao nível cognitivo são reconhecidas, mas também ao nível da prática livre, no sentido mais lúdico da modalidade.”

Também Pedro Areal, presidente da Associação de Xadrez do Porto, salientou o cariz único desta iniciativa quer a nível nacional, quer a nível ibérico, dado “centrar-se no fomento do xadrez jovem, através da competição no ritmo de clássicas, e também na promoção de estágios, ou ainda por, com a realização da segunda edição de um Congresso dedicado ao Xadrez em contexto escolar, criar as condições para esta modalidade assumir um papel ainda mais relevante, quer no âmbito competitivo, quer no âmbito educacional”.

A apresentação oficial terminou com um convite por parte de Duarte Duarte para todos acompanharem quer a competição, a qual terá lugar na Escola Príncipe da Beira, quer participarem no II Congresso “Xadrez – do tabuleiro à sala de aula, do jogo à estratégia pedagógica”, na Escola Secundária de Águas Santas.

«A expetativa da organização, a cargo da Academia de Xadrez da Maia e da Associação de Xadrez do Porto, com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, do Município da Maia, da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, do CFAE maiatrofa, do ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, e da Escola Secundária de Águas Santas, é superar o alcançado na primeira edição e consolidar o papel da Maia como polo do Xadrez Nacional», refere a organização em nota de imprensa.