Ciclistas dos Maiatos em competição com vários sucessos

Realizou-se no dia 17, o Campeonato Nacional Ciclismo de Estrada, na disciplina de contra relógio, em Paredes, para os escalões de Cadetes e Juniores, onde competiram os ciclistas do GD Os Maiatos.

Todas as categorias em competição tiveram pela frente um exigente circuito individual de 12,7 Kms, com início e final no Parque Urbano de Paredes. Os primeiros a competir foram os Cadetes masculinos, com Tomás Sacramento (Maiatos) a ficar pelo 19º lugar ao completar a prova em 20m 28s, a 40s do vencedor.

No mesmo percurso dos masculinos competiram as femininas e Beatriz Roxo (Maiatos) foi a mais veloz, precisando apenas de 22m 22s para levar para casa o Título de Campeã Nacional Cadetes femininas. Marisa Ferreira (Efapel/Escola de Ovar) gastou mais 15 segundos e ficou no 2º lugar, a terceira a 16 segundos, foi Beatriz Pereira (Bairrada), Mariana Líbano (Maiatos) na 5ª posição a 1m 12s e Carolina Costa (Maiatos) no 15º lugar a 7m0s.

Em juniores femininas, Rafaela Ramalho (Maiatos) quedou-se por um honroso 5º lugar, em masculinos, Tiago Coelho (Maiatos) ficou no 14º lugar, em 28º o Simão Marques e em 32º o Bernardo Tavares.

No setor feminino, o contra relógio não se limitou às camadas jovens, atribuindo também os títulos de Master. Inês Trancoso (Maiatos) master 30 conquistou o 3º lugar, tendo o azar batido à sua porta: quando se preparava para iniciar a prova, a bicicleta avariou o que a fez perder imenso tempo.

Em Master 40, Rita Reis (Maiatos) conquistou o título da Campeã Nacional Master 40, à frente de Cristina Azevedo e de Ana Neves (Bike & Nutrition Shop).

Em Master 50 foi Cláudia Ribeiro (Maiatos) a vencedora e assim tem o título também da campeã Nacional, embora não tivesse direito a camisola de campeã, em virtude de ter apenas uma adversária, Cristina Gonçalves (Bike & Nutrition Shop). 

A cadete Beatriz Roxo deu continuidade à boa época na categoria de Cadetes, sagrando-se Campeã Nacional de contra relógio estrada, Campeã Nacional Prova de Fundo estrada, Campeã Nacional Pista disciplina de Eliminação, Campeã Nacional Pista disciplina Scratch e Vice-Campeã Nacional de Pista disciplina prova por pontos.

Este é o corolário de uma época de ciclismo ainda não terminada e já recheada de inúmeros sucessos, nomeadamente no setor feminino. Sendo o ciclismo a modalidade que maior numero de vertentes apresenta, a equipas “Maiatos” compete em Estrada, Pista e BTT, nas suas múltiplas disciplinas e com o aproximar do fim da época, novos títulos se avizinham nomeadamente em BTT, disciplina de Cross-country Olympic (Xco) e Enduro (End).

Na senda das várias conquistas alcançadas, «a equipa dos “Maiatos, tem como objetivos básico, imediato e contínuo, engrandecer o conhecimento e desenvolvimento geral do jovem desportista, aliado ao objetivo claro e preciso que é a descoberta de talentos para o ciclismo de alto rendimento e aí os “Maiatos”, no setor feminino, estão na vanguarda, são a principal equipa de recrutamento para a seleção Nacional», refere a direção da equipa em nota de imprensa.

Grande parte dos objetivos foram cumpridos e outros em vias de se cumprirem, diz ainda a direção, «mas seguindo a natural exigência da vida, outros desafios se colocam, sem trabalho, sacrifício e paciência não há resultados e o presente nada é mais que o ponto de partida para o futuro».