, ,

Esterilização solidária para animais de companhia

A Câmara Municipal da Maia está a desenvolver uma Campanha de Esterilização Solidária de Cães e Gatos, que visa diminuir o número de ninhadas indesejadas e combater o abandono dos animais. A medida abrange proprietários de animais que estejam em situação de carência económica.

Os interessados devem inscrever-se até 15 de novembro, desde que se incluam nas condições para candidatura plasmadas no normativo elaborado pela autarquia.

Esta Campanha é aplicável a animais de companhia, cães e gatos, cujos proprietários residam no município da Maia e se encontrem a beneficiar de um dos seguintes apoios: beneficiários do rendimento social de inserção (RSI); beneficiários do apoio social extraordinário para desempregados de longa duração; beneficiários do complemento solidário de idosos (CSI);

beneficiários do Escalão A do abono de família; rendimento per capita igual ou inferior ao índice de apoios sociais (IAS).

A esterilização dos animais, no âmbito desta campanha, será gratuita, sendo o seu pagamento da responsabilidade da Câmara Municipal. Mas os proprietários do animal terão que suportar os custos do antibiótico e restante material prescrito após a cirurgia.

Os animais a esterilizar também devem cumprir as algumas obrigações legais, como estarem identificados eletronicamente e possuírem boletim sanitário com vacina antirrábica válida, entre outras.

Esta iniciativa aplica-se a um animal por espécie por agregado familiar, sendo que é dada prioridade a animais do sexo feminino.

No caso daqueles animais que ainda não possuam identificação eletrónica ou vacinação antirrábica, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Maia (CROACM) poderá assegurar esses serviços, de acordo com o tarifário definido, às terças e quintas-feiras, das 14h00 às 16h00, nas instalações do CROACM, na Travessa da Siderurgia na freguesia de Folgosa.