, ,

Diretor Executivo da Fundação Aga Khan Portugal deu conferência no Fórum Maia

Karim Merali, diretor executivo da Fundação Aga Khan Portugal, foi um dos oradores na cerimónia de abertura do IV Supertabi – Projeto de Inovação Pedagógica, encontro que reúne mais de 800 professores e investigadores portugueses e estrangeiros durante dois dias no Fórum da Maia.

O líder da Fundação Aga Khan Portugal sublinhou, na sua intervenção, na manhã de quarta-feira, dia 4, que a educação é um dos pilares da atuação da instituição, tendo salientado a importância deste fórum na discussão dos caminhos da inovação pedagógica.

Karim Merali referiu-se à importância de aproximar as crianças e jovens das novas tecnologias, mas de forma integrada com valores e ética. A propósito deste contexto, deu conta de dois projetos da Fundação Aga Khan, um já em fase de implementação na Área Metropolitana do Porto, inclusive na Maia, o PILP, programa de promoção da literacia, e outro, ainda em fase de preparação para lançamento, o Schools 20/30, que vai ser aplicado em 10 países, incluindo em Portugal.

O Supertabi 2019 é transmitido em direto no Youtube, podendo ser acompanhado nas academias e por todos os interessados, tendo assim um alcance muito maior do que a capacidade do Fórum Maia, que lotou no primeiro dos dois dias da conferência.

O Supertabi 2019 é organizado pela Câmara Municipal da Maia e tem na inovação curricular e nas práticas pedagógicas ativas dois dos principais pontos em discussão, sendo que os palestrantes ainda se debruçarão sobre gamificação, inversão da sala de aula, criatividade e inovação pedagógica, mentoria e inovação pedagógica e personalização das aprendizagens.

Este segundo e último dia do Supertabi abriu com uma conferência de Antónia da Nóvoa, Embaixador de Portugal na UNESCO, que veio dar algumas pistas sobre a Escola do Futuro…