, ,

Câmara da Maia paga passes escolares até ao 12º ano

A Câmara da Maia vai pagar os passes escolares a todos os alunos do concelho até ao 12º ano, independentemente de estudarem na área do município.

Em reunião realizada esta semana, a Câmara Municipal da Maia decidiu estender o pagamento dos passes escolares a todo o ensino obrigatório. Ficam assim abrangidos por esta medida, os jovens do concelho que frequentem até ao 12º ano de escolaridade.

Com esta medida, o concelho da Maia torna-se o primeiro município da Área Metropolitana do Porto a pagar os passes escolares até ao final do ensino secundário, mesmo àqueles alunos que não estudem na área do município

“A Câmara da Maia sempre viu a educação como a sua bandeira e continua a reforçar o apoio, nomeadamente com o pagamento dos passes escolares a todos os alunos até ao 12º ano”, sublinha o presidente da Câmara da Maia.

António Silva Tiago frisou que “na Maia, vemos a educação como um desígnio coletivo. Educar é uma tarefa de todos e o município, com esta medida, e com todo o trabalho que tem feito junto e para a comunidade escolar, cumpre a sua parte, possibilitando cada vez melhores condições aos estudantes maiatos para que possam ter um percurso escolar de sucesso”.

Esta medida de apoio aos estudantes maiatos e suas famílias e enquadra-se na política de Ação Social Escolar promovida pelo município da Maia, “contribuindo substantivamente para o sucesso escolar em conjunto com outras como o apoio para refeições, livros e material escolar”.

O autarca sublinhou o facto de “o município da Maia ser o primeiro da Área Metropolitana do Porto a pagar os passes escolares a todos os alunos até ao 12º ano, mesmo aos que, não encontrando vaga nas escolas da Maia, tenham de ir estudar para concelhos limítrofes”.

A Câmara Municipal da Maia tomou esta decisão pioneira no país no mês em que se inicia o ano letivo, para que a medida possa ter um impacto desde o começo das aulas.