, ,

Início do ano letivo com três escolas totalmente renovadas

O ano letivo no concelho da Maia arranca com três escolas completamente renovadas, uma do 1º ciclo e duas do 2º e 3º ciclo. Com cheiro a novo iniciam as aulas a EB1 de Moutidos, em Águas Santas, e também as Escolas Básicas (EB) 2,3 de Gueifães e Gonçalo Mendes da Maia.

O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, em entrevista ao jornal Maia Primeira Mão, dá conta que estas escolas “tiveram uma intervenção profunda e que abrem completamente requalificadas”.

Uma terceira escola está “para ser renovada, a EBS Dr. José Vieira de Carvalho, mas por razões que ficaram conhecidas, como o caso de concursos públicos que ficaram desertos, atrasou-se e só agora está a começar em obra, estimando-se que daqui a um ano ou um ano e pouco ficará pronta”, explicou o autarca maiato.

Os alunos vão entrar neste novo ano letivo já em pavilhões, os normalmente chamados pré-fabricados, porque as obras estão prestes a começar, explicou Silva Tiago, “só esperamos o visto do Tribunal de Contas para avançar, algo que deverá chegar dentro de um mês”. Desta forma, o autarca considera que “não fazia sentido” os alunos entraram nas salas de aula da escola e daqui a um mês passarem para os pavilhões, pelo que “preferimos montar já os pré-fabricados e as aulas começarem já lá”.

O ano letivo também traz escola nova no 1º ciclo, com as obras “de profundidade que foram feitas na escola de Moutidos” de Águas Santas. Pelo que o ano letivo inicia-se nesta escola com “instalações completamente renovadas”, sublinhou o presidente do município da Maia.