,

Rui Massena dá concerto na Igreja de S. Salvador de Moreira

A Maia é um dos concelhos na rota dos Concertos Sons no Património, iniciativa levada a cabo no território da Área Metropolitana do Porto. Rui Massena é o protagonista no concelho maiato.

Assim, este sábado, dia 28, pelas 21h30, a Igreja Conventual de São Salvador de Moreira da Maia recebe o concerto de Rui Massena.

Sons no Património propõe a música como veículo de aproximação das pessoas ao património e de celebração dos lugares patrimoniais do território ao longo de quatro dias, entre os dias 26 e 29 de setembro.

São quinze os projetos artísticos que integram um programa reforçado em 2019, que conta com nomes já queridos dos portugueses, bem como outros que têm vindo a conquistar espaço no país e no mundo.

Ao todos são dezassete momentos propostos, num evento que é também de entrada gratuita e aberto a todos.

É uma aposta recente na AMP, a par de outras no setor cultural, tais como a criação da Plataforma PIN e disponibilização dos Roteiros do Património Cultural da AMP e do Mapa do Património Cultural Material e Imaterial da AMP.

Pode não ser óbvio à primeira vista o que têm em comum uma igreja românica, o ateliê de um escultor, um mercado municipal ou uma antiga estação ferroviária, da mesma forma que não são imediatamente percetíveis as eventuais similaridades entre um jardim, a casa de um pintor, a igreja de um mosteiro, ou um complexo industrial reconvertido. Menos ainda, se, entre estes, contarmos ainda um ou outro museu, bem como outros locais também distintos.

Afinal, que lugares são estes? São guardadores de memórias, contadores de histórias, testemunhos da passagem do tempo e de gerações de homens e mulheres. São armazéns de saberes, de artes e de conhecimento. São lugares vivos que convidam ao encontro, à aproximação e à partilha.
É neste contexto de lembrar a herança e legados patrimoniais, que surgem os Sons no Património, um evento em rede que vai na segunda edição.