,

Maiatos candidatos às Legislativas de 6 de outubro

O Ministério da Administração Interna divulgou na última semana a lista dos candidatos a deputados a concorrer por cada círculo eleitoral, assim como a formulação dos boletins de voto.

O Ministério da Administração Interna disponibiliza num website as listas dos partidos, a constituição do boletim de voto em cada círculo eleitoral e os horários de afluência dos eleitores às urnas.

As informações podem ser consultadas em legislativas2019.mai.gov.pt

Pelo círculo do Porto, estão incluídos nas listas diversos maiatos, que se candidatam por diferentes partidos. Todos levam no fundo da bagagem alguns objetivos que têm, além da região, a Maia como pano de fundo.

Márcia Passos em 15º no PSD

Márcia Passos, advogada desde 1995, foi durante três mandatos presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova da Telha e desempenhou o cargo de deputada municipal. Atualmente exerce a função de primeira Secretária da Mesa da Assembleia Municipal da Maia.

É candidata na lista do PSD pelo círculo do Porto em 15º lugar, acompanhada, embora em 37º lugar, por outro maiato, Aloísio Nogueira, atual assessor da presidente da Câmara da Maia.

A candidata maiata, acompanhada de uma comitiva composta pelas estruturas locais do PSD e da JSD, percorreu as principais artérias de Águas Santas, no último fim de semana, aproveitando para contactar a população e visitando o comércio local.

E resto, os candidatos do PSD têm vindo a realizar um périplo pelo concelho e a apresentar as propostas do partido com incidência local, a auscultar os anseios da população e a dar a conhecer a candidata que pretende ser “a voz dos maiatos na Assembleia da República”.

No domingo, de forma a assinalar o Dia Europeu sem Carros, a agenda ficou marcada por um passeio de bicicleta e caminhada na cidade do Porto com o líder do PSD, Rui Rio.

João Torres é 10º na lista do PS

João Veloso da Silva Torres nasceu no concelho da Maia em 1986. Atualmente é secretário de Estado da Defesa do Consumidor, depois de se ter candidatado e eleito na lista do PS em 2015.
É mestre em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e foi secretário-geral da Juventude Socialista, entre 2012 e 2016.

Fez parte como membro efetivo da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e da Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas.

Alfredo Maia integra lista da CDU na 3ª posição

A lista da CDU pelo Porto é encabeçada por Diana Ferreira, sendo de destacar que o 3º lugar é ocupado pelo maiato Alfredo Maia. Atualmente, o jornalista, que já foi presidente do Sindicato da classe (entre 2000 e 2014), é deputado na Assembleia municipal da Maia.

Alfredo Maia compromete-se a lutar por questões que também os eleitos da CDU no município têm reivindicado como a questão do prolongamento das linhas do Metro entre o Hospital de S. João e a Maia e o troço ISMAI/Trofa, para além da eliminação das portagens nas ex-SCUT e outras questões que são problemáticas na Maia, como por exemplo a habitação e as respetivas rendas.

Jorge Santos é 11º na lista do BE

O Bloco de Esquerda apresenta às eleições legislativas de 6 de outubro uma lista de 40 candidatos e candidatas com uma forte componente de ativistas laborais, como faz saber o partido em nota de imprensa, acrescentando que os elementos da lista são “trabalhadores e trabalhadoras ligados a diversos setores de atividade, dirigentes sindicais, juristas, docentes, investigadores, estudantes, entre outros”.

A lista pelo círculo do Porto é encabeçada pela coordenadora nacional Catarina Martins e integra três maiatos: Jorge Santos (11º lugar), Sérgio Sousa (36º) e Carlos Fernandes (37º).

Jorge Santos tem 27 anos, é jurista e membro da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia.
Sérgio Sousa, de 40 anos, é maquinista da Metro do Porto e foi candidato do BE à Freguesia de Folgosa em 2017.
Carlos Fernandes, 54 anos, é instrutor de condução e encabeçou, em 2013 e 2017, a lista do Bloco à Freguesia do Castelo da Maia.

Aliança tem 5 candidatos maiatos

O partido Aliança, de Pedro Santana Lopes, incluiu cinco maiatos na lista pelo círculo do Porto. A nº 4 da lista é Ana Maria Pinheiro, docente do Ensino Básico e Secundário, a que se juntam: Sofia Brandão, jurista; Carla Ramos, jurista; Luís Meneses, médico odontologista, e Maria José Silva, operadora de tráfego.

Estes elementos do Aliança vão também focar atenções em questões a que a Maia está ligada, como por exemplo os transportes e circulação, onde apontam como prioridades “o fim das portagens na Circular Regional Exterior do Porto (A4, A41 e A42); concretizar – de vez – a construção da circular à Estrada Nacional 14, entre os concelhos da Maia, Trofa e Vila Nova de Famalicão; defender junto das empresas e do Estado a dinamização e modernização do Aeroporto Francisco Sá Carneiro; a ligação de um ramal ferroviário da linha ferroviária Porto – Vigo ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, como forma de potenciar o turismo e a mobilidade entre o Norte de Portugal e Galiza; aumento da rede de transportes públicos e complementar dos outros sistemas; a expansão da rede de Metro do Porto, concretizando as linhas projetadas pela Área Metropolitana do Porto; a construção do troço ISMAI– Muro (Trofa)”.