,

Maiatos aderiram à ação Clean Up Day – Limpar Portugal

O Ecocaminho foi um trajeto escolhido para a ação de sensibilização de Clean Up Day – Limpar Portugal, no dia 28 de setembro.

Com o objetivo de sensibilizar para o impacto ambiental negativo dos resíduos que são abandonados de forma clandestina, a Maia assinalou o World Cleanup Day com a caminhada “Juntos Limpamos Portugal” numa ação de limpeza e, em simultâneo, de sensibilização.

“Foi com elevada satisfação que verificamos que a quantidade de resíduos encontrados foi muito inferior do que nos anos transatos (…), este resultado é um exemplo do esforço que todos temos levado a cabo para criar uma cidade mais agradável e mais sustentável”, afirmou Paulo Ramalho, presidente da Maiambiente.

Nesta ação lúdica e pedagógica, os participantes foram desafiados a pensar atitudes e conceitos em torno da sustentabilidade, enquanto apanhavam resíduos abandonados, dando voz à campanha “Economia Circular: não pare, separe!”

A iniciativa contou com a presença do presidente da Maiambiente e vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Paulo Ramalho, e também da vereadora do Ambiente da autarquia, Marta Peneda.

Paulo Ramalho sublinhou que a existência de menos resíduos abandonados resulta também do “esforço que todos temos levado a cabo para criar uma cidade mais agradável e mais sustentável. Os maiatos, por um lado, estão cada vez mais participativos e sensibilizados para as questões ambientais.

Por outro, o Município da Maia e a Maiambiente têm feito todos os esforços para colocar à disposição dos cidadãos condições que permitam contribuir para uma Economia Circular”. Mas ainda é preciso e é possível fazer mais, acreditam os autarcas, que concluem: “ainda há um longo caminho a percorrer. Esforço, responsabilidade e cooperação serão as palavras chave para uma Maia de excelência para as gerações futuras”.