Programa de recolha seletiva nas festas com sucesso assinalável

A recolha de lixo nas festas e romarias é um programa dinamizado pela LIPOR, que tem vindo a registar resultados crescentes e de valor cada vez mais positivo para o ambiente e economia circular.

A empresa intermunicipal, que reúne oito municípios, entre eles a Maia, refere que no primeiro semestre deste ano, graças a este programa nos oito municípios, foi possível recolher 46 toneladas de resíduos de papel, cartão, embalagens de plástico e metal e de vidro resultantes da promoção da Recolha Seletiva em Festas e Romarias. Ou seja, três vezes mais do que no semestre homólogo de 2018.

Durante este semestre, o projeto de recolha decorreu já em 13 festas e romarias e contou com ações de sensibilização presencial a 280 comerciantes, de forma a que os mesmos devolvessem corretamente os resíduos que produzem para reciclar.

Na hora de desfrutar da festa, esteve uma Equipa de Sensibilização da LIPOR no terreno a motivar os cidadãos a colaborar, pois quanto mais resíduos forem entregues nos equipamentos à sua disposição, maior será a contribuição para ajudar uma causa social.

Assim, a LIPOR refere que «os cidadãos podem ser, efetivamente, a peça que falta para ajudar não só o ambiente, como também várias causas sociais dos seus municípios».