,

Moreira avança para projetos financiados pelo Fundo Ambiental

A Freguesia de Moreira participou na assinatura do contrato de financiamento do Fundo Ambiental relativa ao Programa JUNTAr + “Economia Circular em Freguesias”.

A cerimónia que decorreu em Gondomar, esteve presente o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. Em 100 candidaturas, apenas 44 freguesias conseguiram neste ano obter o apoio do referido programa.

A candidatura de Moreira, submetida no passado mês de maio, obteve a sexta melhor pontuação, entre as 100 candidaturas submetidas e concretiza-se no projeto “Moreira Sem Fim”, que visa a criação de uma Oficina de Reparação (vocacionada para a reparação de equipamentos e materiais) e de uma Loja Comunitária (para doação e/ou empréstimo de produtos e bens).

No âmbito do projeto a ser desenvolvido, é esperado um investimento total no valor de 32 550 euros (s/IVA), dos quais 7 857 euros serão financiados através de capitais próprios da Junta e 24 692 euros através do Fundo Ambiental. Contando com o IVA, o investimento global será de 40 036 euros.

O projeto começa agora a ser implementado, prevendo-se a conclusão da fase de instalação até ao primeiro trimestre de 2020.

Recorde-se que no ano passado, o JUNTAR com financiamento de 1 milhão de euros, dirigido às Juntas de Freguesia, recebeu 110 candidaturas, dos mais variados pontos do país, tendo apoiado 49 projetos, que foram desde redes locais de compostagem, a reutilização de manuais escolares, brinquedos e produtos de puericultura, passando por cozinhas comunitárias e ‘repair’ café.