,

Há cinco Eco-Escolas na Maia

Cinco escolas da Maia foram premiadas com o galardão Eco-Escolas 2018/2019. Quatro escolas públicas, Escola EB 2,3 da Maia, Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Escola Secundária do Castelo da Maia, e ainda um estabelecimento de ensino privado, o Colégio Novo da Maia.

O Dia das Bandeiras Verdes de 2019 foi assinalado, no dia 19, no Multiusos de Guimarães, através da sessão Galardão Eco-Escolas, com a entrega das Bandeiras Verdes a todas as escolas do país. Trata-se do maior evento da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Neste dia, as escolas receberam o galardão Eco-Escolas como reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito do programa ao longo do ano letivo, tendo marcado presença na cerimónia mais de quatro mil crianças de todo o país.

A autarquia da Maia felicita estas escolas do município pelo “trabalho desenvolvido na melhoria do desempenho ambiental, na sensibilização da comunidade escolar e, sobretudo na motivação para a mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis”.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. O município da Maia refere que “tem vindo a envolver, através do Programa Eco-Escolas, os estabelecimentos de ensino do concelho, no sentido de desenvolverem projetos sobre as temáticas ambientais, propostos para a obtenção do galardão Eco-Escolas”. E assim, associa-se ao empenho efetuado para a conquista destes galardões, deixando ainda um agradecimento especial aos professores e educadores coordenadores do programa Eco-Escolas.