,

Jovens visitaram a redação do Maia Primeira Mão

Um grupo de 15 alunos do Centro Inforpreparação da Maia realizou uma visita à redação do jornal Maia Primeira Mão. A iniciativa, no último dia 29, surgiu no seguimento da frequência desta turma no módulo de Imprensa, no âmbito…

Outono traz renovação e muitos prémios na Rádio NoAr (107.8 fm)

A Rádio NoAr entrou no Outono com muitas novidades e presentes para os ouvintes mais atentos e participativos nos passatempos. A começar pela “plástica” sonora da rádio mais ouvida na região no segmento de música popular portuguesa:…
, , ,

António Nóvoa prevê uma escola do futuro baseada na cooperação e emoção

António Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, foi o orador convidado para a Conferência do segundo dia do IV SUPERTABi, que decorre desde ontem, no Fórum da Maia. Este especialista em pedagogia baseou-se em estudos e obras de alguns…
Supertabi
,

4º encontro SUPERTABi sob lema 'Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar'

O 4.º Encontro sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi terá lugar nos dias 4 e 5 de setembro, no Grande Auditório do Fórum da cidade da Maia. Trata-se de uma conferência, que já vai na 4.ª edição, organizada pela Câmara Municipal…
,

‘A Criança Diferente’ zela pelo bem-estar do deficiente adulto

A assinalar 21 anos, A Criança Diferente – Associação de Amigos tem como presidente da Direção desde janeiro deste ano, a professora de Educação Especial, Emília Fitas. Juntou-se a um grupo de pessoas “muito jovem e com…

Maia Primeira Mão versão e-Paper

Quer receber o Maia Primeira Mão versão e-Paper? É muito fácil, só tem que se inscrever enviando o seu email para geral@primeiramao.pt, receberá de volta no seu endereço eletrónico o jornal versão e-paper, que poderá folhear à…
Ruas enfeitadas na Maia para Festas do Concelho
, , ,

Festas da Maia com um pé na tradição e outro na modernidade

Nuno Raposo é o líder da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Bom Despacho desde o ano passado. Afirma que as festas da Maia vão acompanhando a modernidade com grandes concertos, mas tentam manter a ligação à tradição e à sua…
, ,

ACR Gueifães a casa do Voleibol na Maia

Em 1 de outubro de 1974 nasceu a Associação Cultural e Recreativa de Gueifães, na Maia. Atualmente, a coletividade reúne cerca de 1170 associados, que apoiam as equipas do Voleibol, modalidade a que a associação se dedica em exclusivo.…
, ,

Há 40 anos no karaté António Moreira impulsiona a formação das crianças

António Moreira assinala este ano 40 anos como sensei, um motivo de celebração também no seio do Clube de Karaté da Maia, que dirige há cerca de duas décadas. Apesar de em criança gostar de futebol, António viria a ser aconselhado…
, ,

Universidade Sénior do ICM presta um serviço importante à comunidade

O ICM – Instituto Cultural da Maia surgiu de uma iniciativa do Rotary Club da Maia por volta de 2003, tornando-se numa associação com gestão autónoma, por forma a dinamizar a Universidade Sénior na cidade. Joaquim Guedes integrou…
, ,

Atlética de Águas Santas dinamiza a formação desportiva de muitos jovens

A Associação Atlética de Águas Santas foi fundada em novembro de 1962 e é, desde o início deste ano, liderada por Leal Martins, que já trabalhava na anterior direção, onde desempenhou a função de vice presidente. “Muita dedicação…
,

Lar e centro de dia em VN Telha é a grande ambição de Joaquim Azevedo

Joaquim Azevedo foi eleito presidente como independente em Vila Nova da Telha e, numa coligação com o PSD/CDS-PP, afirma ter um trabalho proveitoso num contexto de diálogo, ao longo do último ano de trabalho na Junta de Freguesia. Após…

Este verão cuide de si protegendo-se do sol

É sabido que a radiação solar é essencial para o bem-estar psíquico e físico, uma vez que contribui para a síntese de vitamina D (indispensável ao desenvolvimento ósseo e ao funcionamento do sistema imunitário). No entanto, está…
,

Cuidados no verão com os “amigos de 4 patas”

Chegado o verão, em férias ou por casa, a família reúne-se de forma mais descontraída. E ninguém deve ser excluído. Os “amigos de 4 patas” devem continuar a ter atenções e adequadas à época em que estamos inseridos. O aumento…
,

Pedrouços apresenta condições “ótimas” de qualidade de vida

Joaquim Araújo, presidente da Junta de Pedrouços, aborda nesta entrevista ao Primeira Mão as áreas a que o executivo dá mais atenção. Até ao final do mandato gostaria de ter em construção as novas piscinas e o quartel dos Bombeiros. A…
, ,

Esperança é a palavra de ordem da Banda de Moreira

Domingos José Moreira fundou a Banda de Moreira em 1847 e até hoje o grupo continua a ensaiar num espaço cedido pela família, ligada a uma empresa bem conhecida, a Casa Moreira, havendo também até aos dias de hoje elementos da família…
,

Está de volta a Festa da Senhora Mãe dos Homens

De 19 a 22 de julho decorrerá a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Homens em Pedras Rubras, Moreira. O presidente da Junta, Carlos Moreira, explicou ao Primeira Mão como tomou as rédeas de uma organização que estava parada há três anos. A…
, ,

Miguel dos Santos concentra atenções no Centro Cívico de Águas Santas

Eleito há cerca de sete meses (numa lista do PS) como presidente da Junta de Águas Santas, Miguel dos Santos, estabeleceu consensos e considera que tem reunidas condições para cumprir com o seu projeto para a freguesia, que poderá ser estendido…
,

Selo pela Saúde é um objetivo que une industriais de panificação até 2021

A Panificação tem uma associação que a representa no Norte. A sede é na Maia, mas ainda são poucos os associados tendo em conta o universo de comércio e indústria existentes no mercado. O pão como produto tradicional é ainda…
, ,

Uma presidente de Junta próxima das pessoas

Maria José Neves espera que quando terminar este seu mandato de estreia como presidente da Junta de Milheirós, a “freguesia se torne um local melhor para viver”. Em entrevista ao Primeira Mão, a autarca mostra-se satisfeita com a…