,

Congresso no Fórum da Maia sobre ‘Panificação Tradicional Portuguesa’

O Fórum da Maia vai receber, amanhã, dia 4 de abril, o congresso internacional “Panificação Tradicional Portuguesa” que vai juntar 600 participantes, num espaço de reflexão e debate prospetivo sobre processos tradicionais de fabrico do pão.

Os destinatários são empresários, gestores e técnicos, decisores institucionais, historiadores e investigadores, médicos e nutricionistas, bem como profissionais ligados a várias áreas da fileira alimentar e especialistas estrangeiros envolvidos em projetos de valorização do pão fabricado pelos processos tradicionais.

No âmbito do projeto, denominado “O futuro da tradição”, a AIPAN – Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte leva a efeito o Congresso Internacional da Panificação Tradicional Portuguesa, cuja realização tem o apoio das outras duas associações empresariais do sector, a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, com sede em Coimbra, e a Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares de Lisboa.

Serão também lançadas pelo Ministério de Saúde algumas iniciativas que serão objeto de um vasto trabalho no seio das empresas de Panificação e Pastelaria e que obrigará o setor a implementar medidas nas áreas do processo de fabrico, rotulagem e qualificação de fornecedores. Estas mudanças serão suportadas por importantes alterações legislativas e que neste momento a ACIP está a trabalhar com o SNS.

Durante os trabalhos, intervirão o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.