Live Music Festival arranca amanhã

0
142

Depois do Maiact Garage Sessions, a música ocupa a partir de amanhã o Complexo Municipal de Ténis da Maia. É o arranque do Live Music Festival, integrado no Maiact 2010. Hoje, a partir das 21h00, com o hip hop de Batida, Mundo Secreto e Expensive Soul. Amanhã, à mesma hora, sobem ao palco os sons de new nacional, com Anaquim, Virgem Suta e OqueStrada. Para a terceira e última noite do Live Music Festival, no sábado, a organização reservou o rock. O destaque vai para os Xutos & Pontapés, mas só depois das actuações da banda vencedora do Maiact Garage Sessions (que decorreu na segunda e na terça-feira) e dos maiatos The Eleanors.

As entradas custam cinco euros no caso dos dois primeiros dias e dez euros para o espectáculo de sábado. Para quem preferir, há um bilhete único de 15 euros. Neste que é o primeiro ano com entradas pagas para o Live Music Festival, a venda de bilhetes, apesar de algo atrasada, começou “de forma regular”, afirmava o vereador do pelouro da Juventude da Câmara da Maia, à margem da reunião do executivo, na passada semana. E tendo em conta as taxas suplementares cobradas na venda antecipada de bilhetes, Hernâni Ribeiro admitia que “muitas pessoas estão à espera dos dias dos concertos” para adquirir os ingressos sem qualquer taxa adicional.

O autarca desvaloriza uma eventual redução do número de espectadores decorrente da cobrança das entradas, admitindo que a acontecer só poderá ser porque o cartaz “não é apetecível, não vai de encontro aquilo que as pessoas esperavam”. E não tanto pelo valor, já que o bilhete único para as três noites custa 15 euros. “Não é nada significativo”, considera o vereador, advertindo que “não paga um quinto do investimento que a câmara tem neste festival”. Um dos principais objectivos, reitera, é disciplinar o acesso ao recinto dos concertos.

Sem pagar, mas com necessidade de levantar os bilhetes previamente, continua no próximo fim-de-semana o Ciclo de Cinema Maiact, no Auditório Municipal Venepor. No sábado, a proposta do Cineclube da Maia vai para o filme que Arton Corbin realizou em 2007, intitulado “Control”. Com a música em destaque no grande ecrã, no domingo é projectada a fita “Taking Woodstock”, de Ang Lee. Ambos a partir das 18h00.

Desportos electrónicos

Amanhã, arranca a Mega Lan Party, no piso -3 do Parque Central da Maia, onde estarão até domingo reunidas cerca de 700 pessoas, em torno de torneios dos mais variados jogos e desportos electrónicos. No sábado, aquando do arranque oficial do Maiact, já as inscrições estavam esgotadas, não fosse este “o melhor evento que se faz em Portugal e que tem já seguidores”, sublinha Hernâni Ribeiro.

São muitos os torneios a decorrer no âmbito desta XL Party. E para todos os gostos e hábitos de diversão. Já na sexta-feira, a partir das 19h00, Prof Fun HON e, depois de jantar, assim que forem 21h00, a música com o Torneio Pro Fun Guitar Hero 5. A partir das 23h00, e pela noite dentro, haverá espaço para os amantes de Xbox 360 Gow2, Battlefield Bad Company, Gamesquad Power Series COD MW2, Speed- Link Pro Fun COD2 ou para o famoso jogo de tiro em primeiro pessoa, o Counter Strike, nas versões 1.6 e Source.

Se não joga nenhum destes jogos ainda pode encontrar motivos de interesse na Mega Lan Party de sábado. Os torneios englobam ainda as corridas de automóveis, com o Trackmania Nations Forever (11h00) ou o futebol, com o pro Evolution Soccer 2010 (14h00). Juntam-se o COD MW2, o COD4, S4 League, Quake Live, Halo 3 ODST, Bomberman e o jogo de luta Street Fighter IV.

No domingo, no Piso -3 do Parque Central da Maia estarão apenas os melhores em alguns deste desportos electrónicos, já que será o dia das finais dos torneios. Logo a partir das 10h30, estando o encerramento previsto para as 20h30.

E porque também de dança se faz este Maiact, o último dia está reservado para o Festival de Danças Urbanas, que vai já na quinta edição. Com entrada livre, e para encerrar o Festival da Juventude da Maia, passam no domingo pelo Complexo Municipal de Ténis os grupos Dance4U, It’s Dance, Juvedance, KSP – Kurtir Sem Preconceito, Salve Dance, Teeneight, Tribal Dance e Zoogang. A festa começa às 21h00 de domingo.

Marta Costa e Fernanda Alves