Susana Félix nas Festas do Concelho

1
178

Na sexta-feira, quando forem 21h30, começam oficialmente as Festas do Concelho 2010. Primeiro, com a inauguração da iluminação, a que se segue um concerto solidário na Igreja de Nossa Senhora da Maia. O estilo “A Cappella” junta no movimento Cantar Portugal cerca de 250 vozes e seis maestros. Para este Festival de Coros, a entrada é livre, mas a comissão de festas convida o público a oferecer géneros alimentícios, que serão depois entregues a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Da solidariedade, passamos à festa propriamente dita, que tem o seu auge entre os dias 09 e 12 de Julho. Este ano, o cartaz musical das Festas em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho inclui nomes como Susana Félix, que sobe ao palco do Monumento à Comunidade Maiata no dia 09, a partir das 22h00. Um dia depois, e à mesma hora, continua a música portuguesa, mas com os trajes e cantares que vão integrar o 32º Festival de Folclore Nacional Maia, com oito grupos a actuar.

A noite de domingo será dedicada à música popular, ainda que com duas partes distintas. A abrir, assim que forem 22h00, com Oficinarte – Musical, que depois dá lugar a Augusto Canário e Amigos. Pelo mesmo palco passarão na noite de segunda-feira os Trabalhadores do Comércio e seus convidados.

Para venerar aquela que é desde 2003 padroeira do concelho, a Nossa Senhora do Bom Despacho, não podia faltar a procissão, às 17h00 de domingo, que deverá voltar a contar com representações das restantes paróquias do concelho. De manhã, a missa solene será presidida pelo Bispo Emérito de Portalegre e Castelo Branco, D. Augusto César Alves da Silva.

Integradas nas festas, realizam-se mais uma vez a Feira de Artesanato da Maia e a Feira do Livro (03 a 12 de Julho) com os seus programas culturais e musicais, no Parque Central da Maia e na Praça Dr. José Vieira de Carvalho, respectivamente.

E porque não há romaria sem fogo, a comissão de festas preparou para as 21h00 de sábado, dia 09, uma sessão de fogo de tiro. O já habitual fogo pirotécnico será no sábado, no final do folclore, assim que forem 24h00, junto às “Pirâmides”. É também este o local do encerramento oficial das festas, na segunda-feira, às 24h00, com uma sessão de fogo piromusical.

Marta Costa

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.