Da solidariedade, passamos à festa propriamente dita, que tem o seu auge entre os dias 09 e 12 de Julho. Este ano, o cartaz musical das Festas em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho inclui nomes como Susana Félix, que sobe ao palco do Monumento à Comunidade Maiata no dia 09, a partir das 22h00. Um dia depois, e à mesma hora, continua a música portuguesa, mas com os trajes e cantares que vão integrar o 32º Festival de Folclore Nacional Maia, com oito grupos a actuar.
A noite de domingo será dedicada à música popular, ainda que com duas partes distintas. A abrir, assim que forem 22h00, com Oficinarte – Musical, que depois dá lugar a Augusto Canário e Amigos. Pelo mesmo palco passarão na noite de segunda-feira os Trabalhadores do Comércio e seus convidados.
Para venerar aquela que é desde 2003 padroeira do concelho, a Nossa Senhora do Bom Despacho, não podia faltar a procissão, às 17h00 de domingo, que deverá voltar a contar com representações das restantes paróquias do concelho. De manhã, a missa solene será presidida pelo Bispo Emérito de Portalegre e Castelo Branco, D. Augusto César Alves da Silva.
Integradas nas festas, realizam-se mais uma vez a Feira de Artesanato da Maia e a Feira do Livro (03 a 12 de Julho) com os seus programas culturais e musicais, no Parque Central da Maia e na Praça Dr. José Vieira de Carvalho, respectivamente.
E porque não há romaria sem fogo, a comissão de festas preparou para as 21h00 de sábado, dia 09, uma sessão de fogo de tiro. O já habitual fogo pirotécnico será no sábado, no final do folclore, assim que forem 24h00, junto às “Pirâmides”. É também este o local do encerramento oficial das festas, na segunda-feira, às 24h00, com uma sessão de fogo piromusical.
Marta Costa
ontem no fogo esqueceram-se da música… ohohoh foi uma grande falha…
Comments are closed.