Teatro de Bonifrates no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

0
365


O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia acolhe, até 31 de Agosto de 2012, a exposição temporária “Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir”, cuja inauguração aconteceu no dia 1 de Outubro. A mostra apresenta o espólio do coleccionador e investigador Francisco Mota, que se dedica ao estudo das origens do Teatro de Bonifrates.

A colecção, considerada “valiosíssima” é constituída por robertos de fio e de luva dos principais bonecreiros portugueses e ainda por fotos e documentos raros alusivos ao Teatro de Bonifrates.

Numa directa articulação com a exposição, está prevista a realização de um conjunto de actividades paralelas que visam simultaneamente aprofundar o conhecimento e entusiasmar os diferentes públicos na descoberta desta arte secular, nomeadamente visitas guiadas animadas; acção de formação de construção e manipulação de bonifrates; oficinas de construção e manipulação de bonifrates; espectáculos de teatro “O Barbeiro diabólico” e “ Uma tourada à portuguesa” e um colóquio.

A exposição pode ser visitada entre terça e sexta-feira das 9h30 às-13h00 e das 14h00 às 17h30, aos sábados e domingos entre as 14h30 e as 17h30. O museu encerra à segunda-feira.