Terra de Mar, Sabores do Mar

0
187

Esposende destaca-se no distrito de Braga por ser terra de mar. O facto é aproveitado pela câmara municipal para uma iniciativa gastronómica que vai já na décima primeira edição.  Chama-se “Sabores do Mar” e está a decorrer até ao dia 31 de Março.

Este ano, são 26 os restaurantes que respondem ao desafio do pelouro do Turismo da autarquia, aliando a tradição à inovação nas suas propostas gastronómicas, para ajudarem a divulgar os produtos da terra. Não faltam nas ementas os peixes e mariscos, seja o tamboril, robalo, bacalhau, lampreia, rodovalho, pescada ou choquinhos. Mas também os produtos hortícolas, os queijos e as manteigas, a doçaria com as Clarinhas de Fão como rainhas ou os vinhos verdes da regio.

Destes e outros ingredientes se faz o cardápio das unidades de restauração de Esposende participantes, com preços que vão desde os 7,50 euros, por pessoa, até aos 27 euros, para duas pessoas. É só escolher na brochura disponível no novo Portal do Turismo.

Até ao momento, já são muitos os que o têm feito, permitindo aumentar as visitas aos restaurantes participantes, destaca o vereador do Turismo na Câmara de Esposende, Rui Pereira:

[audio:22marco_Rui_Pereira_sabores.mp3]

Paralelamente, decorreu já o concurso gastronómico “Sabores do Mar”, cujos prémios serão entregues a 31 de Março, no Auditório Municipal de Esposende. no próximo fim-de-semana há um Troféu Nacional  de Moto Ralis, adianta Rui Pereira:

[audio:22marco_Rui_Pereira_Motorali.mp3]

Esta e as restantes actividades de animação promovidas a par da iniciativa gastronómica visam atrair visitantes a Esposende, não só este mês como durante o resto do ano.

Marta Costa