Férias Ativas Jovens abrem horizontes durante as férias da Páscoa

0
128
- Publicidade -

De 5 a 13 de abril, o pelouro da Juventude volta a realizar as Férias Ativas Jovens, com atividades pedagógicas e diversificadas, que terão lugar no Fórum Jovem da Maia, e não só…

O programa tem por objetivo ocupar de forma saudável os tempos livres dos jovens durante as férias escolares. Podem participar jovens entre os 10 e os 16 anos, que poderão assim usufruir e participar em iniciativas de natureza educativa, artística, recreativa e desportiva, entre as 9h00 e as 18h00.

O programa de férias aceita 25 jovens, que serão divididos por dois grupos orientados por 11 monitores, dois tutores e um coordenador.

Programa delineado para a semana de atividades

O programa de atividades já está desenhado. Assim, no dia 5, haverá uma oficina de Expressão Dramática para um dos grupos e, para outro grupo, oficinas de Xadrez e de iniciação ao código.

No dia 6, os grupos deslocam-se alternadamente ao Museu Terras da Maia, onde visitarão a exposição ‘Alea Jacta Est: A Sorte está lançada’ e, nesse dia, participarão ainda em oficinas de Leitura/Escrita.
Já na sexta-feira, dia 7, os grupos juntam-se para visitarem a Lipor, enquanto à tarde, vão passear pela Ecovia e visitar a Torre do Lidador para terem uma panorâmica de 360 graus do concelho da Maia.

No dia 10, de manhã, os grupos participam numa sessão com as técnicas do Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico (GAAPP) da Câmara Municipal, sobre uma temática juvenil. À tarde, os jovens entram numa oficina de música.

Na terça-feira, dia 11, os participantes voltam a desdobrar-se por dois grupos, tendo alternadamente acesso a oficinas de pintura e de desenho.

No dia 12 de abril, todos os jovens participam numa oficina da biodiversidade, complementada da parte da tarde com uma visita ao Zoo da Maia.

Para 13 de abril, está reservada uma manhã dedicada a jogos de tabuleiro e a tarde será ocupada com uma oficina de expressão dramática e outra de montagem de exposição. É um esforço conjunto dos participantes, que apresentam, como é habitual todos os anos, uma exposição e um espetáculo de teatro, refletindo todo o trabalho efetuado durante a semana e que é mostrado aos pais, familiares e amigos.

Angélica Santos

- Publicidade -