Aluna de Águas Santas é a primeira vencedora do concurso abcovid.pt

0
721
vídeo de Inês Rebelo vence concurso sobre covid

 
A estudante Inês Rebelo, de 17 anos, aluna do 12.º ano da Escola Secundária de Águas Santas, concelho da Maia, é a primeira vencedora do concurso de vídeo abcovid.pt, promovido por estagiários da Hovione com o objetivo de divulgar mensagens que ajudem a viver protegido do vírus SARS-Covid-19.
 
O vídeo vencedor, cuja autora recebeu 350 euros, tem como tema “Uma nova realidade com o covid19 – como te protegeres a ti e aos outros à tua volta” e é uma animação sobre o que é e como se previne a infeção pelo vírus. O vídeo pode ser visto aqui.
 
Os jurados do concurso atribuíram ainda duas menções honrosas aos vídeos de Vítor Alexandre Boquinhas e Matilde Pais, ambos de escolas de Lisboa.
 
O concurso abcovid.pt site https://abcovid.pt, exclusivamente dirigido a estudantes do ensino secundário e básico, entre 10 e 20 anos, elege semanalmente os 10 melhores vídeos de 1 minuto com conselhos sobre como viver com o vírus. Todas as semanas é atribuído um prémio de 350 euros para os autores do melhor vídeo.
 
No próximo dia 21 de setembro o júri nacional do prémio, que integra os investigadores Alexandre Quintanilha, do I3S, Pedro Simas, do IMM, e Mafalda Paiva, da Hovione, mais o instagramer Lourenço Copeto e a youtuber Sofia Barbosa, avaliará a seleção dos 100 trabalhos finalistas e anunciará o vencedor e os segundo e terceiro classificados, que receberão, respetivamente, 3 mil, 1.500 euros e mil euros.
 
Os critérios de avaliação dos vídeos são a criatividade, originalidade, factualidade científica e execução. Semanalmente são também feitas menções honrosas a filmes que se distinguem, mas que não podem ser incluídos no concurso.
 
Os vídeos têm de se basear em fontes científicas ou fontes que referenciam diretamente uma fonte científica e as candidaturas têm de identificar as suas fontes para que a candidatura seja considerada válida.
 
A equipa que gere o projeto é composta exclusivamente por estagiários da Hovione, supervisionada pela multinacional portuguesa que apoia e financia este projeto. O abcovid.pt propõe-se ajudar a criar uma dinâmica informativa que permita aos alunos – autores dos vídeos a concurso -, professores e auxiliares viverem este período com mais e melhor informação sobre os comportamentos a adotar para evitar riscos e reduzir a propagação do vírus.
 
O abcovid.pt visa informar os estudantes, professores e auxiliares educativos sobre as precauções a adotar e a prevenção do risco de contaminação pelo covid-19, e, simultaneamente, estimular o interesse pelos temas da ciência e da saúde e promover a criatividade dos jovens. A iniciativa estará também no Facebook, Instagram e Twitter.
 
• Facebook: https://www.facebook.com/ABC-Covid-19-111202493928703/
• Instagram: https://www.instagram.com/abccovid19/
• Twitter: https://twitter.com/AbcCovid
 

A Hovione foi fundada em 1959 e é uma multinacional com laboratórios e fábricas em Portugal, na Irlanda, em Macau e nos Estados Unidos da América. A Hovione investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial.