Alunos distinguidos na Gala da Educação

0
395

A XI Gala da Educação da Maia realizou-se no dia 21 de fevereiro, às 21h00, e foi mais um sucesso e uma festa de prémios.
No Grande Auditório do Fórum da Maia, o município prestou homenagem aos alunos que se distinguiram pelo seu mérito e excelência escolar no passado ano letivo 2018/19.

Foram quase 50 distinguidos individualmente e ainda reconhecidos premiados de várias turmas do concelho. Foram distribuídos os prémios de Mérito Escolar e de Excelência Escolar, bem como efetuado o reconhecimento de prémios AEC e do prémio No Poupar Está O Ganho.

Os Prémios de Mérito Escolar, atribuídos pelo segundo ano consecutivo, caraterizam-se pela riqueza do que premeiam em cada aluno. Foram distinguidos alunos que são reconhecidos pela comunidade escolar por terem desenvolvido iniciativas ou ações exemplares, de benefício marcadamente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade na sua escola ou fora dela, manifestando um espírito de entreajuda relevante e continuado, contribuindo para a harmonia, felicidade e convivência escolar.

São eles: Dinis Sousa; Filipa Melo; João Pedro Dias; Mariana Pereira; Nuno Martins; Rita Silva; Rúben Rodrigues; Tomás Rodrigues; Vítor Moreira.

Os prémios de Excelência Escolar simbolizam o reconhecimento pelo percurso académico, comportamento e relacionamento do aluno na comunidade.

Distinguidos do 1º ciclo foram os alunos: Afonso Teixeira; Amélia Sousa; Ana Rita Resende; Ana Rita Ascenção; Filipa Miranda; Francisca Pinto; Francisca Portela; Gonçalo Campos; Guilherme Rocha; Maria Ben-Arfa; Maria Clara Silva.

Os alunos distinguidos do 2º ciclo foram: Afonso Ribeiro; Ana Oliveira; Ana da Silva; Inês Teixeira; Leonor Barros; Maria Inês de Lima; Mafalda Matos; Maria Toga; Maria Leonor Moreira; Rafael Batista.

Do 3º ciclo foram premiados: Afonso Loureiro; Beatriz de Caires; Bruna Ramos; Joana Ramalho; Maria João Fonseca; Maria Silva; Matilde Cerqueira; Susana Ferreira.

No ensino secundário os prémios foram entregues a: Ana do Vale; Joana de Oliveira; Joel Teixeira; Maria Leonor Borges; Ricardo Costa e Sara Pimenta.

Finalmente, foram premiados do ensino superior: Ana Filipa Pereira (ISMAI); Miguel Dias e Paulo Gonçalves, ambos do IPMAIA.

No âmbito dos prémios coletivos, o município reconheceu o projeto CRIA+, que foi premiado na 8ª edição do concurso DFC (Design For Change) Portugal, que teve lugar em Santa Maria da Feira. O projeto abrange todas as turmas do 2º ao 4º ano das Escolas Básicas da Maia no âmbito da filosofia para crianças e oficina das ciências, em parceria com a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática e o LabsMaia.

Na Gala da Educação foi também reconhecido o Prémio No Poupar Está O Ganho, atribuído em junho pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.

Os alunos da AEC de Agir, da turma do 4º ano da Escola Básica da Seara, foram distinguidos com a menção honrosa de “Melhor Apreensão de Conteúdos”, tendo sido orientados pelo professor AEC Marco Maia, que ao longo do ano letivo foi, juntamente com a turma, realizando várias atividades de promoção da literacia financeira.