Aniversário da Banda Marcial de Gueifães

0
159

Fundada a 12 de Dezembro de 1837, a Banda Marcial de Gueifães faz hoje 171 anos.

É considerada uma das mais antigas bandas civis portuguesas, em actividade contínua. Nela tocam 58 elementos, sob a direcção artística de Albino Teixeira.

Tem também uma Escola de Música, onde estão actualmente em formação outros 25 músicos. E que, no futuro, poderão ingressar na banda garantindo o rejuvenescimento e a continuidade do projecto.

Para já, com um balanço positivo, no entender do presidente, João Carlos, que destaca ainda a construção da nova sede como uma “necessidade”, dado o espaço exíguo do recinto onde ensaiam.

Ouça as declarações de João Carlos:

[audio:BANDA_BALANCO.mp3]

A obra está orçada em cerca de 400 mil euros, sendo o restante pago pela própria Banda Marcial de Gueifães, mediante uma garantia bancária.

Mas para arrancarem os trabalhos, é necessário que o terreno passe da família Santos Leite para a posse da banda. Já esteve marcada a assinatura da escritura de cedência, mas foi adiada por duas vezes.

Sem nenhuma comemoração especial prevista neste aniversário, a banda cumpre amanhã uma tradição: volta a a tocar nas festas em honra de Santa Luzia

Marta Costa

(Notícia desenvolvida na edição de hoje de Primeira Mão)