Arte para ler, ver e ouvir no Fórum da Maia

0
304
- Publicidade -

“Música e Palavras: Obras da Coleção de Serralves” é a exposição que o Centr’Arte , no Fórum da Maia, apresenta até ao dia 10 de maio.

A mostra apresenta um percurso dentro da Coleção de Serralves por peças criadas em diferentes contextos históricos e geográficos, mas que se relacionam entre si, pela incorporação da experiência do som no seu discurso visual e conceptual.

Na inauguração, esteve presente o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, bem como a curadora no Museu de Serralves, Isabel Braga.

“Aqui estão presentes artistas plásticos que incluem no seu método de trabalho espaços de som e vários dispositivos que emitem som, bem como à cultura Pop e à palavra dita. Nesta exposição percebe-se esta relação, sobretudo dos artistas contemporâneos. Estes alargaram o seu trabalho não se limitando à arte plástica e passando a abranger outros meios, designadamente, o som”, referiu Isabel Braga.

A curadora refere ainda importância dada aos artistas portugueses, que aparecem nesta mostra de forma equilibrada com a presença dos contemporâneos estrangeiros.

Nesta exposição, o conceito alarga-se à estética dos sentidos, podendo os visitantes apreciar as obras, especialmente, vendo, lendo e ouvindo.

«Desde a visão estética do acontecimento, ao papel do artista como performer, passando por práticas sonoras experimentais, esta mostra propõe uma aproximação à experiência sonora a partir da sua dimensão social no contexto contemporâneo», pode ler-se na sinopse desta exposição, que tem entrada gratuita e está disponível para marcação pelas escolas.

- Publicidade -