Artigo do Primeira Mão duplamente distinguido

0
347
Artigo do Primeira Mão e de Angélica Santos duplamente premiado

O Artigo “Braima Dabó acredita no Desporto como uma prática que aproxima as pessoas”, da autoria de Angélica Santos e publicado em novembro de 2019, no Maia Primeira Mão, foi duplamente premiado em concursos de imprensa.

O trabalho jornalístico mereceu duas Menções Honrosas, uma do Prémio de Imprensa Regional AOP – Prémio David Sequerra, promovido pela Academia Olímpica de Portugal, e uma outra atribuída pelo Concurso promovido pelo PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IP) e pelo CNID – Associação dos Jornalistas do Desporto.

O Artigo sobre a história de ‘fair-play’ desportivo protagonizado pelo atleta Braima Dabó foi publicado em 2019 e dava a conhecer melhor o protagonista de um momento inédito no Atletismo. O momento que tornou Braima Dabó conhecido à escala mundial, quando, nos Mundiais de Atletismo, no Qatar, a 250 metros da meta, o jovem guineense parou para ajudar o seu colega de Aruba, Jonathan Busby, a terminar a prova dos 5000 metros. Dabó acabou por carregar o adversário às costas até à meta.

De acordo com a Academia Olímpica de Portugal (Prémio David Sequerra), «a abordagem dentro do tema escolhido e o interesse do trabalho publicado, centrado num exemplo e numa lição de humildade desportiva, foram os motivos em que o júri do concurso baseou a decisão tomada» para atribuição da Menção Honrosa ao Artigo escrito por Angélica Santos.

O 1.º Prémio foi atribuído a Ilídio Torres, por um conjunto de peças publicado ao longo do ano de 2019 no Jornal de Notícias de Esposende e Barcelos.

O mesmo Artigo – “Braima Dabó acredita no Desporto como uma prática que aproxima as pessoas” – mereceu a Menção Honrosa da 8ª edição do Prémio de Imprensa “Desporto com Ética 2019”, que tem o propósito de “incentivar textos originais, na Imprensa escrita e on-line, sobre temas relacionados com a Ética no Desporto”.

De registar que o 1º Prémio foi atribuído a Vítor Santos do Jornal de Centro, Jornal Via Rápida e Jornal Diário de Viseu, com o conjunto de seis artigos “Tácitas e modelos comportamentais”.