Até 4 de fevereiro Uivo 7 e Pintura de Gil Madeira a visitar no Centr’Arte

0
298
- Publicidade -

Inauguradas no passado dia 12, no Centr’Arte do Fórum da Maia, podem ser vistas as exposições Uivo – 7ª Mostra de ilustração e Estúdio 4 – Pintura de Gil Madeira.

Uivo 7 pode ser visitada até 4 de fevereiro, onde podem ser apreciadas as obras de artistas portugueses emergentes (e não só) da área da ilustração, os quais com a sua criatividade, irreverência e igual esforço, marcam a contemporaneidade da ilustração nacional.

Depois da palavra dita a ilustração é, muito provavelmente, a mais antiga forma de comunicar da Humanidade. Na verdade, desde a Pré-História até esta contemporaneidade quase cibernética, esta forma superior de expressão tem servido não só para os Homens comunicarem entre si como para comunicarem com o metafísico.

Como testemunho, como relato, como notícia e como prece, exprimindo factos e ideias, a ilustração é, em si mesma, um poderoso e inequívoco testemunho da Humanidade, na sua grandeza e miséria, na sua força e fragilidade.

Ao assumir tamanha importância seria absolutamente impossível que a ilustração não se tivesse transformado num importante instrumento ao serviço dos artistas e da sua criatividade, assumindo o estatuto incontestado de arte.

Também até ao dia 4 tem possibilidade de apreciar a pintura de Gil Madeira, que se foca sobretudo nos processos relativos à sua construção. Os planos rígidos e translúcidos de cor revelam e são contrapostos com esses processos. A preparação dos tecidos não é uniforme, são deixadas marcas e acidentes que provêm do ato de pintar, mas também do facto de ser o próprio a produzir bastantes das tintas utilizadas.

Da interação de todos esses elementos, da modelação da luz e do uso de indícios de alguns fenómenos da perspetiva e da perceção, emergem ou são sugeridos espaços.

- Publicidade -