Avançam em setembro “Teatrinho ao Palco” e Festival de Teatro Cómico

0
248
Yllana

Estão abertas as inscrições para o curso de teatro “Teatrinho ao Palco”, que começa a 24 de setembro. A companhia Art’Imagem também já tem fechado o programa do 21º Festival Internacional de Teatro Cómico. Realiza-se desde 2013, numa organização da Câmara Municipal da Maia em protocolo com o Teatro Art’Imagem, a iniciativa é dirigida a crianças dos 5 aos 12 anos e decorre no Auditório da Quinta da Caverneira, em Águas Santas, todos os sábados, durante o período escolar, das 10h00 às 12h00.

“Aprender a ser e a crescer com o Teatro” é o mote da atividade, refere José Leitão, director do Art’Imagem. O grupo de 20 crianças faz “trabalho de grupo, jogos dramáticos e desenvolve aptidões artísticas. Vão aprendendo a gostar do teatro e tem sido um programa muito interessante. Acaba sempre com um espetáculo em que todos participam. Ao longo do ano, os pais também vão integrando algumas iniciativas, o que tem dado bons resultados”.

O grupo de miúdos é também convidado a assistir aos ensaios de peças do Art’Imagem, a assistir aos espetáculos da companhia e, desta forma, “vão-se desenvolvendo novos talentos, mas também criando novos públicos para o teatro, crianças e pais”.
As atividades de Expressão Dramática e o Teatro ajudam a criança a desenvolver a sua criatividade e personalidade, contribuindo para a sua formação social e emocional, melhoram a sua expressão oral e física e ajudam a conhecer-se melhor, a acreditar nas suas capacidades e a saber lidar com os outros.

Durante o ano letivo há três formadores que vão acompanhando o grupo no curso, no que acaba por ser uma atividade “bastante exigente” para o Art’Imagem, refere José Leitão, que reconhece, por outro lado, que também é uma ação “bastante enriquecedora, pois temos pessoas a despertar para a vida que nos vão ensinando coisas novas e dando informação para novos desafios na vida artística”.

Festival de Teatro Cómico com dose dupla com companhia Yllana

A companhia Art’Imagem é também responsável pela apresentação do Festival Internacional de Teatro Cómico nos palcos do Fórum da Maia. O certame na 21ª edição já tem o programa fechado para os próximos dias 30 de setembro a 9 de outubro.
Em breve o programa será apresentado ao público com uma grande maioria de companhias estrangeiras, algumas vindas de países distantes como Nova Zelândia e Brasil, bem como de Inglaterra e da vizinha Espanha. O cartaz inclui cerca de 40 espetáculos de Teatro em dez dias de festival, para crianças e adultos.

Uma das novidades será a presença da companhia Yllana em dose dupla, revelou José Leitão, com um novo espetáculo que apresenta uma síntese de toda a sua atividade ao longo de 25 anos.

Haverá espetáculos diários a começar às 21h00 no exterior do Fórum da Maia, gratuitos, segue-se às 21h30, o espetáculo no Grande Auditório. À 6ª feira e sábado e véspera do feriado, 5 de outubro, haverá espetáculos às 23h30, no CENTR’ARTE, no Café Teatro. Aos sábados, domingos e no feriado do dia 5 haverá, às 16h00, espetáculos no exterior do Fórum para as crianças.