“Bezerra de Menezes” estreou na Maia

0
131

 

O Cinema Venepor, na Maia, acolheu a estreia do filme “Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito”. A longa-metragem, que agora se pode ver em Portugal, foi um sucesso apreciável no Brasil, com 260 mil espectadores na primeira semana de exibição e 500 mil no total. O filme é dirigido pelos cineastas Glauber Filho e Joe Pimentel, e retrata a história de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, médico e humanista cearense, mais conhecido por "Médico dos Pobres".

Veja o vídeo:

 

Do elenco fazem parte nomes como Carlos Vereza, Ana Rosa, Lúcio Mauro e Caio Blat. O filme conta as vivências de Bezerra de Menezes, desde a infância passada na zona sertaneja do Brasil até ao Rio de Janeiro, onde o principal protagonista frequentou o curso de medicina, foi eleito deputado e vereador em várias legislaturas e começou a desenvolver trabalho em prol dos mais necessitados. Graças ao cuidado trabalho de figurino, maquilhagem e cenários, esta longa-metragem leva a cabo uma fiel reconstituição da época em que o médico viveu, desde o nascimento em Riacho do Sangue, em 1831, até à morte, no Rio de Janeiro, em 1900.

A estreia na Maia foi só para convidados. Entre eles, um especial. O futebolista Mário Jardel, agora a alinhar pelo clube brasileiro Ferroviário de Fortaleza, esteve presente na primeira exibição de Bezerra de Menezes no norte de Portugal, a convite da produção do filme. O melhor marcador do campeonato português em cinco épocas e apelidado de Supermário destaca o carácter humanista do filme e acredita que a obra vai ser do agrado do público nacional. O futebolista deixa uma pergunta no ar: "Quem não gosta de uma pessoa que dedicou toda a sua vida a doar todo o seu amor ao próximo?".

O filme Bezerra de Menezes já se pode ver em Portugal. As exibições no cinema Venepor foram no fim-de-semana passado. O filme continua a ser exibido a sul, no Auditório Municipal César Batalha, em Oeiras, até dia 29 de Maio.