Cartunista da Polónia vence PortoCartoon

0
166

xiipc_1opremio_portocartoon

O autor polaco Jerzy Gluszek foi o vencedor do Grande Prémio do XII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, este ano subordinado ao tema “Aviões e Máquinas Voadoras”.

O segundo prémio foi atribuído a Mahmood Azadnia, do Irão, e o terceiro a Stefaan Provijn, da Bélgica. O tema escolhido teve por objectivo homenagear o pioneirismo de Bartolomeu de Gusmão que em 1709 fez subir o seu aeróstato, em Lisboa.

A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 18 Menções Honrosas a artistas de 11 países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil (3), Cuba, Escócia, França, Irão (2), Portugal (3), Roménia e Turquia (3). A organização registou a participação de seiscentos humoristas de 71 países, com cerca de 2100 desenhos.

O PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organizations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos de Humor.

O Júri internacional do XII PortoCartoon foi presidido por Georges Wolinski (França) e integrou ainda: Peter Nieuwendijk, Presidente-geral da Feco (Holanda); Xaquín Marín, ex-Director do Museo de Humor de Fene (Espanha); Luís Mendonça, Representante da Faculdade de Belas Artes do Porto e Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa.

Os vencedores do XII PortoCartoon receberão os troféus e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, em Junho, aquando das Festas do S. João.

Os três primeiros
[nggallery id=2]