Cascata no Centro Cívico de Barca

0
207

O S. João celebra-se no dia 24 de Junho, mas em Barca a festa prolonga-se até ao dia 02 de Julho. Até esta data, é possível apreciar a Cascata de S. João elaborada por Bruno Maia e exposta no Centro Cívico de Barca.

Desde os quatro ou cinco anos, sem precisar, que o jovem natural de Barca mas a viver em Vermoim se dedica à construção de presépios e cascatas. Os primeiros, por influência da mãe, e as cascatas porque era uma tia que fazia, na infância, na terra Natal. “Comecei a ver os bonequinhos e comecei a querer fazer, também”, recorda o jovem de 19 anos.

Há cerca de quatro anos, a Associação JB – Juventude Barcarense foi ver a cascata a casa de Bruno Maia e propôs que o seu trabalho tivesse maior visibilidade, neste caso, na Junta de Freguesia de Barca. E assim é há quatro anos consecutivos.

No centro cívico da freguesia estão expostas mais de 300 peças. Só as figuras em barro são 367, a que se somam colecções de madeira e casa em plástico que completam a imagem. Bruno Maia levou cerca de uma semana a montar esta cascata. Para isso, contou com o apoio da Associação JB para o transporte das peças e da Junta de Freguesia de Barca, que emprestou algumas mesas.

A cascata foi inaugurada no sábado e Bruno Maia já se apercebeu que “as pessoas gostam”, uma vez que “os comentários têm sido positivos”. Quem ainda não apreciou pode fazê-lo até ao dia 02 de Julho, de segunda a sexta-feira, entre as 15h00 e as 18h00. À semelhança do que já tem acontecido, e de forma a permitir que alguns familiares e outras pessoas possam visitar a Cascata de S. João, as portas poderão abrir-se também no domingo, dia 04 de Julho, de manhã e à tarde.

MC