Centro de Leitura especial abre na Biblioteca da Maia

0
338
- Publicidade -

No próximo dia 26, abre o Centro de Leitura Especial na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, tornando ainda mais ampla a política de inclusão deste equipamento.

O Centro de Leitura Especial (CLE) tem como objetivo criar condições de acesso à informação para cegos, amblíopes e pessoas com incapacidade permanente ou temporária (deficientes, idosos, etc.).

O CLE irá dispor de recursos para utilizadores cegos, nomeadamente Jaws com SMA – Leitor Ecrã, Linha braille com Bluetooth, OCR – Open book, Basic-D, impressora braille. Para os utilizadores com baixa visão dispõe dos seguintes recursos: ZoomText 10.1 (Aplicação/Leitura), Teclado ampliado, com fios, Topaz XL HD – Aplicador de carateres (20 Polegadas).

Com este novo espaço, a Biblioteca Municipal pretende motivar o público-alvo para a leitura, suprir a falta de produção bibliográfica em suportes especiais (braille, suportes magnéticos e digitais) e permitir um serviço de apoio à comunidade nas questões relacionadas com a problemática da deficiência.

Segundo o Manifesto da Ifla/Unesco sobre Bibliotecas Públicas, de 1994, «os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos utilizadores que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes, como por exemplo minorias linguísticas, pessoas deficientes, hospitalizadas ou reclusas. Todos os grupos etários devem encontrar documentos adequados às suas necessidades.»

- Publicidade -