Cinema na Terra percorre freguesias

0
189

A 7 Devaneios e o Cineclube da Maia organizam de 9 a 25 de Setembro a 2ª edição do Cinema na Terra. Tendo como ponto de partida o cinema, a iniciativa permitirá ao público o contacto com outras actividades culturais e artísticas, como performances, exposições e workshops. Actividades que estarão a cargo da associação 7 Devaneios. A descentralização é outra das características do Cinema na Terra. A ideia é levar a sétima arte a vários espaços públicos, como juntas de freguesias e outras entidades civis maiatas, promovendo desta forma um encontro entre os participantes e público. Com um trabalho muito centralizado no cinema Venepor, o Cineclube da Maia tenta agora conquistar um outro tipo de público e com uma programação um pouco diferente do que é habitual.

A escolha de clássicos do cinema teve como objectivo “trazer um certo revivalismo, trazer de volta à tela clássicos que marcaram épocas”, referiu Marcos Maia, do Cineclube da Maia.
Para esta segunda edição, a organização espera uma maior adesão do público em relação à edição do ano passado. São aguardadas cerca de “50 a 60” pessoas por sessão, de acordo com Marcos Maia.

As sessões de cinema são sempre às 21h30, às sextas, sábados e domingos, e têm entrada gratuita.
Assim, a primeira sessão de cinema está marcada para o dia 9, na Casa do Povo de Vermoim. Será uma oportunidade para ver ou rever “O Pátio das Cantigas” de Francisco Ribeiro, um dos clássicos do cinema português.
No dia seguinte, o Cinema na Terra passa pela Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha. Em exibição vai estar outro clássico, “A Vida é Bela” de Roberto Benigni.
A 11 de Setembro na Junta de Freguesia de Gemunde passa “Go West” de Buster Keaton.

Programa:

16 de Setembro – Junta de Freguesia de Barca: “Luzes da Cidade”, de Charles Chaplin
17 de Setembro – Junta de Freguesia de Pedrouços: “Quanto mais quente melhor”, de Billy Wilder
18 de Setembro – Junta de Freguesia de S. Pedro Fins: “As férias do Sr Hulot”, de Jacques Tati
23 de Setembro – Junta de Freguesia de Gondim: “Pamplinas maquinista”, de Buster Keaton
24 de Setembro – Junta de Freguesia de Nogueira: “O grande ditador”, de Charles Chaplin
25 de Setembro – Casa do Povo de Vermoim: “O apartamento”, de Billy Wilder

FA