Com a Primavera chega o Teatro à Maia

0
166
Exposição Art'Imagem na Caverneira_foto Arquivo PM
- Publicidade -

Já decorre mais uma edição de Primavera do Teatro – comemorações do Dia Mundial do Teatro e o Maia Ao Palco – XII Mostra de Teatro de Amadores, totalmente online. Logo à noite há a primeira apresentação.

A Maia, ao contrário do que aconteceu no ano passado, não quer perder estas edições de Teatro, tendo a Câmara Municipal e o Art’Imagem preparado edições online. Afinal estas organizações vêm acontecendo no concelho há 14 anos.

Esta edição de 2021 foi preparada em confinamento e será realizada pela primeira vez em formato online, a plataforma virtual que nos permite, no momento atual, continuar a dar vida à arte.

Assim, a programação deste ano dará a oportunidade de assistir a leituras de textos dramáticos por 3 grupos de teatro de amadores da Maia, Pé no Charco, Academia de Teatro e Oficina de Teatro da Maia – Dramaturgia; um debate sobre a importância do Teatro de Amadores; um espetáculo de fantoches A Raposa e o Corvo, do livro “Teatro às três pancadas” de António Torrado, promovido pela Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho; e um momento de celebração com a leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro; não falta uma espécie de Exposição dos cartazes das edições anteriores nas redes sociais durante os dias em que decorre a programação.

«Em 2020 e porque todos fomos apanhados pelo Covid19, não foi possível, em tempo útil e devido aos vários confinamentos existentes realizar a edição desse ano, porém, apesar de tudo que ainda hoje se vai passando, devido à persistência da pandemia, conseguimos em tempo útil e com o apoio dos grupos participantes e outras vontades, nomeadamente da Biblioteca Municipal da Maia, avançar para uma nova edição, que esperemos que no próximo ano seja ao vivo e com todas as potencialidades que este Encontro Cultural anual, já bem sedimentado no cartaz cultural do município, seja vivido em plenitude», refere a organização.

«A Câmara Municipal da Maia e o Teatro Art´Imagem continuam a valorizar e dar a conhecer ao maior número de pessoas o trabalho dos grupos de teatro de amadores do concelho, num espaço para confrontar experiências artísticas diversas, melhorar e fomentar o seu espírito crítico e abrir canais de debate entre os artistas profissionais, artistas amadores, seus associados e os espetadores em geral, alargando assim, de uma forma concertada, a qualidade da oferta cultural do concelho da Maia».

Programação:

23 de Março (Terça-feira), 21h00, O Teatro e as linhas com que se cose, Encontro/Reflexão, Sala Zoom do Teatro Art’Imagem;

24 de Março (Quarta-feira), 21h30, Leitura de textos Dramáticos | Oficina de Teatro da Maia – Escrita Dramática: A Ainda mais antiga Profissão do Mundo, de Nuno Loio, e Fuga, de Hernâni Sarmento;

25 de Março (Quinta-feira), 21h30, Leitura de Textos Dramáticos | Pé no Charco; Sós de Pedro Fiuza;

26 de Março (Sexta-feira), 21h30, Leituras de Textos Dramáticos | Academia de Teatro, Sexta-Feira 13, de Jean-Pierre Martinez

27 de Março (Sábado), 11h30, Espetáculo – Histórias Fiadas;

27 de Março (Sábado), 21h00, Leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro – Teatro Art’Imagem

De 22 a 27 de Março de 2021, Da História do Maia ao Palco, Publicações na página do Teatro Art’Imagem – publicação de cartazes de cada ano das edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco com a programação referente a cada edição.

- Publicidade -