Concerto da BMG com trompetista Jorge Almeida

0
284
Banda Marcial de Gueifães
- Publicidade -

“Música Portuguesa Fado” é o título do concerto que se realiza no Fórum da Maia no próximo dia 15, pelas 21h30.

Em palco este espetáculo traz a riqueza musical da Banda Marcial de Gueifães, uma das bandas mais antigas do concelho, dirigida pelo maestro Albino Teixeira, que se apresenta com Jorge Almeida, trompetista da orquestra do Teatro de São Carlos.

João Araújo é presidente da direção da BMG há cerca de 20 anos e refere que este concerto insere-se numa vontade da instituição enveredar por “outro tipo de espetáculos diferentes daqueles que costumam realizar em romarias”, estando planeados concertos em salas como o Fórum da Maia e Casa da Música.

Também se pretende ir tocar a pelo menos duas freguesias que tenham auditórios, realizando os chamados filmes-concerto, bem como agendar uma apresentação, pelo menos, na Fundação Gramaxo.

Recorde-se que, além da banda, que já completou 181 anos, a coletividade tem uma escola de música frequentada por 45 jovens, que tem contado com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. A escola vai servindo para renovar os componentes, quando há necessidade, se bem que a estrutura não tem tido muitas alterações nos últimos dez anos. Ainda assim, “só com a formação de novos valores é possível ter um suporte de renovação”, afirma João Araújo.

Semana da Música foi plataforma de encontro com ouvintes da Rádio NoAr

A autarquia, além do espaço, também concede apoio anual à Banda. Mas a BMG procura realizar atividades durante o ano no sentido de conseguir agregar mais sócios e também algumas verbas para suportar as suas despesas. É o caso da Semana da Música, com concertos diários, que decorreu de 24 de agosto a 1 de setembro últimos.

Esta edição contou com o apoio na divulgação da Rádio NoAr (107.8FM) e do jornal Primeira Mão, cujos elementos Nuno Silva e Angélica Santos, a par do cantor Rui Nova, estiveram presentes na sardinhada, levada a efeito na tarde do dia 26, no Terreiro de Gueifães, aproveitando para o encontro com alguns dos ouvintes mais fiéis dos programas da rádio NoAr, em que é privilegiado o contacto direto com o auditório.

De resto, um contacto que tem vindo a crescer de dia para dia, com um aumento consistente do número de chamadas de ouvintes para contacto direto no programa da manhã e também para as inscrições nos Discos Pedidos, durante a tarde (15h/18h).

A Semana da Música foi assim uma oportunidade para encontrar pessoalmente muitos dos ouvintes, que a cada dia vão aderindo à emissão bem animada pela música portuguesa tradicional e portuguesa, a par da boa disposição.

- Publicidade -