Congresso internacional propõe candidatura à UNESCO dos Caminhos de Santiago no Norte de Portugal

0
47

Nos dias 1 e 2 de junho vários municípios estarão juntos a analisarem projetos e iniciativas que valorizem os Caminhos de Santiago, num encontro que se realizará no Fórum da Maia.

O Congresso internacional intitula-se “Caminhos de Santiago e o seu impacto no Turismo do Norte de Portugal e Galiza”.

A sessão de apresentação no dia 1, às 9h30, será feita pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago. Às 10h00, o Vereador da Câmara da Maia, Paulo Ramalho, apresentará o balanço do projeto “Caminhos de Santiago – caminho português da costa”, tema que deu origem a uma exposição, que será inaugurada de seguida.

Haverá intervenções de diversos professores catedráticos de universidades portuguesas e galegas, como Brochado de Almeida e Arlindo Cunha ou ainda Francisco Lorenzo e José Leira Lopez.

A interligação dos caminhos de Santiago com o lazer espiritual, o turismo religioso, o incremento económico regional, a gastronomia e património serão alguns dos temas que serão abordados pelos especialistas.

De destacar que será apresentado o estudo “Caminhos de Santiago no Norte de Portugal – viabilidade da sua candidatura à UNESCO” pelo arquiteto Ruy Ramos Loza.