Conservatório de Música da Maia vai comemorar o Dia da Padroeira dos Músicos

0
118

Assinalando o Dia de Santa Cecília, Padroeira dos Músicos, o Conservatório de Música da Maia, vai realizar no próximo dia 23 de Novembro, segunda-feira, às 21h30, no grande auditório do Fórum da Maia, um concerto comemorativo desta significativa efeméride.

A evocação da Padroeira dos Músicos é já uma tradição que se inscreve no calendário anual de concertos desta instituição de ensino especializado na Música, praticamente desde a sua fundação há mais de uma década.

Para este concerto especial, em que será prestada homenagem a Santa Cecília, cuja história de vida, está profundamente ligada à Música e a sua importância, na vida da patrícia romana, atirada para o cativeiro, por ter consagrado a sua vida ao Cristianismo.

Nos escritos publicados sobre o seu degredo, consta que Santa Cecília, preenchia o seu tempo de cativeiro, a meditar, a rezar e a tocar a sua cítara, enquanto entoava cânticos e belas melodias que muito intrigavam e inquietavam os seus carcereiros, deixando-os perplexos com a sua imensa Paz de Espírito, estado emocional que não reflectia a extrema precariedade da sua condição de vida.

É a esta virtuosa Santa da Igreja Católica que os músicos maiatos vão prestar o seu tributo, fazendo soar os seus instrumentos, procurando com isso simbolizar, que tal como para a sua Padroeira, a Música é para eles, um nutritivo alimento do espírito.

O programa agendado para este concerto reúne uma selecção de alguns dos melhores alunos e professores do Conservatório que vão interpretar um conjunto de obras, muito exigentes e interessantes que fazem adivinhar uma noite de excelente Música.

Como sempre, nos eventos do Conservatório da Maia, a entrada é livre, dando ao público, mais um argumento para não faltar a um acontecimento duplamente significativo.

Victor Dias