Depois da emergência 39º Fazer a Festa realiza-se ao ar livre

0
436
Fazer a Festa

Os Jardins da Quinta da Caverneira recebem de 10 a 19 de julho a 39ª edição do Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (Fazer a Festa), promovido pelo Teatro Art’Imagem em parceria com a Câmara da Maia.

A 39.ª edição do Fazer a Festa – evento com cinco espetáculos, exposições e debates organizado pela companhia Teatro Art’Imagem – esteve agendada para abril, mas foi adiada devido à pandemia da Covid-19, acontecendo agora, de 10 a 19 de julho, num formato diferente que privilegia o ar livre.
 
Este festival procura ser um grande observatório do que se faz para a infância e juventude em Portugal. Os espetáculos são obras artísticas que tratam o teatro como arte e não como mero entretenimento.

“Não somos professores. Somos artistas. Não fazemos do teatro uma aula. As crianças vêm ao teatro para serem despertadas para as artes e falamos de todas as coisas que as crianças ouvem falar no mundo e não há temas tabus no teatro para a infância e juventude”, referiu o diretor artístico, José Leitão.
 
“Por isso além dos espetáculos, teremos um grande debate sobre a situação atual. O que é que a Covid-19 anulou e o que fazer perante esta situação, o que se perdeu, o que se vai ganhar? Porque temos de ganhar. É assim que a humanidade vai vencendo as coisas. E o teatro acompanha a evolução da humanidade”, disse o diretor da companhia de teatro sediada no concelho da Maia.

Companhias de teatro do Porto, mas também de Sintra e Leiria animam o palco deste festival. Como convidados estrangeiros, há neste formato mais reduzido deste ano uma Companhia da Galiza (Espanha), a Elefante Elegante.

O acesso a todas as atividades será gratuito mediante marcação prévia.

Programa:

Sexta-feira, 10 de julho
18h00

Tertúlia/Encontro
“O Teatro para a Infância e Juventude em tempos de Covid-19”

19h30
Homenagem a João Luiz e ao “Pé de Vento”
“O(s) Nosso(s) Amigo(s) Dedicado(s)”

19h45
Exposição – “Pé de Vento” / João Luiz
“Um Percurso Teatral Singular”

Sábado, 11 de julho
18h00

Teatro
“Contos do Lápis Verde” – “Pé de Vento” (Porto)
M/6 – 50 min

Domingo, 12 de julho
18h00

Teatro
“O Rei Vai Nu”  –  “Chão de Oliva” (Sintra)
M6 – 35 min
 
Sábado, 18 de julho
11h00

Teatro a Ler – Leitura expressiva para crianças
“Histórias de Pássaros” –  “Teatro Art’Imagem”
M3 – 40 min
 
18h00
Teatro
“O Fio da Linha do Horizonte” – “Te-Ato” (Leiria)
M6 – 50 min

Domingo, 19 de julho
18h00

Teatro
“Lobo Bobo” – “Elefante Elegante” (Galiza/Espanha)
M3 – 45 min

19h00
Lançamento  de “Novos Cadernos Fazer a Festa”, nº 3

19h30
Sessão de encerramento