Diretor Executivo da Fundação Aga Khan Portugal deu conferência no Fórum Maia

0
172
Karim Merali

Karim Merali, diretor executivo da Fundação Aga Khan Portugal, foi um dos oradores na cerimónia de abertura do IV Supertabi – Projeto de Inovação Pedagógica, encontro que reúne mais de 800 professores e investigadores portugueses e estrangeiros durante dois dias no Fórum da Maia.

O líder da Fundação Aga Khan Portugal sublinhou, na sua intervenção, na manhã de quarta-feira, dia 4, que a educação é um dos pilares da atuação da instituição, tendo salientado a importância deste fórum na discussão dos caminhos da inovação pedagógica.

Karim Merali referiu-se à importância de aproximar as crianças e jovens das novas tecnologias, mas de forma integrada com valores e ética. A propósito deste contexto, deu conta de dois projetos da Fundação Aga Khan, um já em fase de implementação na Área Metropolitana do Porto, inclusive na Maia, o PILP, programa de promoção da literacia, e outro, ainda em fase de preparação para lançamento, o Schools 20/30, que vai ser aplicado em 10 países, incluindo em Portugal.

O Supertabi 2019 é transmitido em direto no Youtube, podendo ser acompanhado nas academias e por todos os interessados, tendo assim um alcance muito maior do que a capacidade do Fórum Maia, que lotou no primeiro dos dois dias da conferência.

O Supertabi 2019 é organizado pela Câmara Municipal da Maia e tem na inovação curricular e nas práticas pedagógicas ativas dois dos principais pontos em discussão, sendo que os palestrantes ainda se debruçarão sobre gamificação, inversão da sala de aula, criatividade e inovação pedagógica, mentoria e inovação pedagógica e personalização das aprendizagens.

Este segundo e último dia do Supertabi abriu com uma conferência de Antónia da Nóvoa, Embaixador de Portugal na UNESCO, que veio dar algumas pistas sobre a Escola do Futuro…