Escola de Música da Banda de Gueifães em aula “aberta”

0
150

A Escola de Música da Banda de Gueifães vai dar uma aula “aberta” às crianças do concelho da Maia. O evento vai decorrer amanhã, às 17h00, na Cripta da Igreja de Gueifães.

A aula de música “aberta” tem como principal objectivo dar a conhecer a escola que já tem 10 anos de existência e também proporcionar alguma cultura que, como afirma o professor Salvador Silva, “é desperdiçada no concelho da Maia quando existem recursos que poderão ser úteis para o desenvolvimento cultural”.

A aula vai ser dividida em duas partes. A primeira será uma apresentação generalizada de vários instrumentos que a escola possui e na segunda será apresentado o musical “O Pedro e o Lobo”. Os professores da escolha de música da banda de Gueifães escolheram “O Pedro e o Lobo” porque “é uma história muito interessantes onde as personagens são utilizadas como instrumentos musicais”. “O Pedro é a personagem principal e é apresentada por um conjunto de instrumentos. O passarinho é representado pela flauta, o pato pelo oboé e o avô é outra personagem principal”, conta o professor Salvador. As personagens vão ser interpretadas pelos alunos e pelos professores da escola.

O professor e coordenador da escola salienta que este género de iniciativa é motivador para as crianças mas não só, pois a “música é sempre importante para a formação do seu desenvolvimento”. Para Salvador Silva, “a música deveria ser uma disciplina mais valorizada uma vez que, para além de ser uma disciplina do desenvolvimento cognitivo, ajuda sempre na parte da concentração e do desenvolvimento”.

Esta iniciativa conta com o apoio logístico da Paróquia de Gueifães. O restante apoio “é dos professores e dos alunos”, concluindo que a escola realiza estes eventos por iniciativa própria pois “preocupa-se com a nossa cultura e por muito pouco que seja tentamos fazer algo mais para que a população tenha oportunidade de se apresentar em público”.