Escultura de Robert Schad em instalação hoje na Maia. Não haverá inauguração tradicional.

0
235
foto N Oliveira

A Praça José Vieira de Carvalho, na Maia, recebe hoje a instalação da escultura “Zmork, de Robert Schad, que pretende ser uma homenagem à alma empreendedora da Maia.

A escultura é da autoria de Robert Schad, que também assinou a Cruz Alta, o maior crucifixo do mundo que está implantado no Santuário de Fátima.

A escultura com 15 metros de altura pretende ser uma “homenagem à alma empreendedora” do concelho da Maia.

O fabrico desta obra, que se traduz em três braços que envolvem um novelo de aço, erguendo-o no ar, está a ser assegurado por empresas locais.

“São um corpo de braços erguidos, uma bailarina em pontas que dança no largo principal da cidade. Apesar de ser rígida e pesar muitas toneladas, visualmente a escultura transmite leveza e movimento, um movimento que se detêm por um instante no momento do nosso olhar. O tempo dominado pelo aço, parecendo estático”, descreve o próprio autor, citado em comunicado camarário.

Devido à pandemia que nos afeta a todos, não haverá, ao que apurámos junto de fonte da Câmara da Maia, uma inauguração formal desta peça escultórica simbólica. Ainda assim, será possível dentro em breve assistir online a um vídeo nas plataformas digitais do município, que constituirá uma forma de inauguração virtual, com maior segurança para todos.