Espetáculos culturais na Quinta da Caverneira

0
265
- Publicidade -

A Quinta da Caverneira, em Águas Santas, apresenta programação teatral durante todo o ano numa parceria entre a Câmara da Maia e o Grupo de Teatro Art’Imagem, cuja sede funciona precisamente naquele espaço do município.

Neste mês natalício, o Art’Imagem preparou propostas para toda a família. Já no dia 9, às 21h30, e dia 10, às 18h00, é apresentado um ciclo de Dança, o “Dois em Um”, pelo Estúdio B.

Neste “Dois em Um”, funde-se a emergente vontade de criar, com a de revelar jovens intérpretes e coreógrafos. Transformando um trabalho de dois… em um. Dois coreógrafos, duas temáticas, dois momentos em um só espaço. É a quarta edição deste tipo de apresentações, a um preço muito acessível (5€).

Desta vez o “Dois em Um” traz ao palco “Reflexus” e “Skull”. O primeiro tem conceção e coreografia de Inês Costa, sendo a interpretação de: Catarina Alves, Sara Faustino, Sara Silva e Sofia Cardoso. O segundo é assinado por Renato Vieira, que também interpreta a par de Mécia Cardoso.

“Reflexus” pretende retratar as diferentes interpretações do ato reflexo. Já “Skull” aborda a motivação para uma mudança de estilo de vida no indivíduo.

Teatro a Ler com Valdemar Cruz

Teatro a Ler é a atividade que apresenta, no dia 16, pelas 11h00, um encontro em volta da obra “O soldado e o capitão, os cravos e o povão”, de Valdemar Cruz.

Escritor e jornalista português, oriundo da freguesia de S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar, Valdemar Cruz licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Jornalista do Semanário Expresso desde 1989, iniciou esta sua carreira no jornal O Diário.

O texto “O soldado e o capitão, os cravos e o povão”, escrito em 1998, é uma obra que aborda a revolução portuguesa e os elementos simbólicos associados de liberdade, para uma leitura aos mais pequenos. A propósito da nova produção da companhia “O FASCISMO (AQUI) NUNCA EXISTIU”, sobre os temas de liberdade ou ausência dela, parece-nos oportuno levar o tema a um público mais jovem.

“Teatrinho ao Palco”

De janeiro a junho a Quinta da Caverneira vai levar a efeito mais uma edição de “Teatrinho ao Palco” para maiores de 5 anos. As inscrições estão abertas.

Iniciada em 2013, é uma iniciativa do Teatro Art´Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, dirigida a crianças dos 5 aos 12 anos e decorre no Auditório da Quinta da Caverneira, em Águas Santas, todos os sábados, durante o período escolar, das 10h00 às 12h00.

“Aprender a ser e a crescer com o Teatro” é o mote desta atividade. As atividades de Expressão Dramática e o Teatro ajudam a criança a desenvolver a sua criatividade e personalidade, contribuindo para a sua formação social e emocional, melhoram a sua expressão oral e física e ajudam a conhecer-se melhor, a acreditar nas suas capacidades e a saber lidar com os outros.

A Expressão Dramática é um bom meio para a criança encontrar formas de expressão alternativas ao seu quotidiano.
Esta Oficina de formação lúdica-artística consiste num trabalho de iniciação ao jogo dramático e às aprendizagens dos primeiros passos da prática teatral através de jogos de movimento, improvisação e dança, som e música, entrelaçando-os com palavras, jogos e brincadeiras e histórias reais ou do faz-de-conta.

Aproveitando-se, entretanto os conhecimentos dos pequenos formandos, a sua disponibilidade e espontaneidade, no final da ação de formação e anualmente, apresentam-se a público num espetáculo-exercício aberto à comunidade.

- Publicidade -