Exposição sobre Quinta dos Girassóis no Posto de Turismo

0
228
Quinta dos Girassóis

A unidade de turismo (Maia welcome center), no âmbito das suas exposições, realiza durante o mês de julho e agosto uma exposição sobre Memórias da Maia para divulgar o seu território, história e património.

A Quinta dos Girassóis, em Barreiros – Maia, foi, e é, um lugar com história e muitas estórias para contar.

Foi frequentada ao longo do séc. XX por várias figuras notáveis da sociedade Portuguesa.
Dessas figuras destaca-se o Dr. José Casimiro Carteado Mena, médico radiologista de renome, primeiro proprietário da Quinta.

Destaca-se ainda por entre as personagens ligadas à Quinta dos Girassóis, Guilhermina Suggia, a primeira violoncelista a fazer carreira ao mais alto nível internacional, que, tendo casado com o médico, passou a frequentar a casa como refúgio de campo e de lazer, referindo-se a ela em várias ocasiões.

Pelo espaço passou ainda a família inglesa Delaforce ligada a empresas de vinho do Porto.

A Quinta dos Girassóis foi descrita por todas estas figuras como sendo um refúgio preferido para desfrutar da pureza dos ares do seu pinhal, dos jardins salpicados de rosas vermelhas, camélias brancas e girassóis, dos seus terraços solarengos, do magnífico salão no 1º andar da casa de apoio à quinta, o seu “Cottage”.

Esta exposição retrata-nos um pouco a Quinta dos Girassóis de Barreiros-Maia e suas personagens.

O visitante poderá contemplar fotografias, cartas, notícias, pormenores de grande beleza, mas também objetos de valor inestimável.

«Através dos vários painéis ser-nos-á contada uma agradável história. Serão inevitáveis os paralelismos entre o passado e o presente, tornando esta exposição ainda mais rica e interessante», refere o Posto de Turismo da Maia.

A inauguração da mostra está marcada para dia 4 de julho, às 15h30.