Fados na Alfândega do Porto

0
157

O Grupo de Fados do ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto – organiza sábado (21h30) um evento de interpretação tradicional e das origens da canção nacional. A XI Grande Noite do Fado Académico está agendada para o Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.

Francisco de Vasconcelos será homenageado nesta iniciativa, que terá as participações do Grupo de Fados de Medicina do Porto, "A Velha Cabra" e a Serenata de Coimbra, além do Grupo de Fados do ISEP. Participam "In Illo Tempore", além de outros convidados.

O momento será aproveitado para efectuar o lançamento do novo disco do Grupo de Fados do ISEP, "Hora Torguiana".

Os bilhetes podem ser adquiridos na Associação de Estudantes do ISEP Clube Literário do Porto Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A noite

A Grande Noite do Fado Académico (G.N.F.A.) nasceu em 1999 pelo Grupo de Fados do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) em conjunto Associação de Estudantes do ISEP.

A troca de ideias e experiências entre a actual geração de grupos do Porto e os famosos e conceituados intérpretes e grupos de outras Academias, com destaque para a Academia Coimbrã, constitui um objectivo fundamental nesta iniciativa, durante a qual se procura mostrar igualmente o que de novo se faz pelo Fado no Porto e se presta Homenagem a uma individualidade que, de alguma forma, contribuiu para o desenvolvimento e renovação do Fado.

Depois das Homenagens a Luiz Goes, Augusto Camacho Vieira, Almeida Santos, Joaquim Pimentel, Manuel Alegre, Carlos Paredes, Ângelo de Araújo, Fernando Machado Soares, José Afonso e na última edição a Adriano Correia de Oliveira, a organização pretende homenagear, nesta XIª edição da G.N.F.A., Francisco de Vasconcelos, o guitarrista e poeta.