Feira de Artesanato, todos os meses, no Mercado do Castelo

0
226

Arrancou em Dezembro do ano passado a Feira de Artesanato organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria de Avioso. É o cumprimento de uma promessa eleitoral de Hamilton Prata, presidente da junta de freguesia, que tinha como objectivo “dinamizar” aquele espaço.

A mostra de artesanato acontece no primeiro dia de cada mês, entre as 10h00 e as 17h00. Reúne mais de 30 artesãos que levam até ao público maiato e não só, algumas das tradições da Vila do Castelo e localidades vizinhas. “Além dos nossos, queremos divulgar o trabalho de outros artesãos”, sublinhou Hamilton Prata. O autarca destaca alguns dos trabalhos que podem ser apreciados e adquiridos nesta Feira de Artesanato, como a “pintura em tela, trabalhos em madeira e em tecidos”.

A caminho dos três meses de existência, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Avioso está satisfeito com os resultados até agora obtidos. “Até agora tem corrido bem, apesar de termos apanhado dois domingos com muita chuva”, diz. Sendo uma nova oportunidade de negócio, têm sido muitos os artesãos interessados em marcar presença na feira.

O número de visitantes também tem agradado. A junta já possuía alguns contactos de artesãos que estiveram presentes na feira de artesanato das Festas de Santo Ovídio. A partir do momento que foram estabelecidos os primeiros contactos, tem crescido o número de artesãos interessados em participar na Feira de Artesanato. “Tem sido um corre-corre de emails a perguntar se têm lugar ou não”, refere Hamilton Prata. Os visitantes também têm sido muitos, de acordo com o autarca. Apesar do mau tempo que se fez sentir nas duas primeiras edições do certame, as pessoas não deixaram de aparecer, graças às boas condições do mercado. É totalmente coberto e vedado, protegendo do mau tempo os artesãos e visitantes. O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Avioso adianta ainda que, em breve, poderão surgir algumas acções de animação para atrair mais público.

Hamilton Prata avisa ainda que em Abril, não haverá feira de artesanato, uma vez que coincidirá com o Domingo de Páscoa.

Fernanda Alves