Feira do Livro da EB1 Maia Sede: adeus e até para o ano! (vídeo)

0
249

Ou é a 25 de Abril ou a 1 de Maio. Este ano foi no Dia do Trabalhador. Dia em que a EB1 Maia Sede se “encheu” de livros pela última vez neste ano para mais uma edição da Feira do Livro que já é um hábito na escola maiata. Com esta iniciativa, a Associação de Pais da EB1 Maia Sede pretende sensibilizar pais e alunos para a importância das obras escritas. O passado sábado foi o último dia da feira e o escolhido para abrir portas à população.

E porque é de muito pequenino que se torce o pepino, a importância da leitura deve ser transmitida aos mais pequenos desde muito cedo. É esse o entender do presidente da Associação de Pais da EB1 Maia Sede, Henrique Carrola. “Tem de se tentar passar isso aos jovens desde cedo, temos tentado isso e durante a semana tivemos aqui um ou outro autor ou outro ilustrador para transmitir experiências”. A Feira abriu no Dia Mundial do Livro e durante toda a passada semana também os pais foram convidados a visitar a escola para, dessa forma, também incentivarem os filhos à leitura.

E as iniciativas levadas a cabo pela Associação de Pais da EB1 Maia Sede estão a colher frutos. Pelo menos é o que adianta Henrique Carrola, que tem notado “um maior gosto dos mais pequenos pela leitura” graças a um maior trabalho da Associação de Pais. “Nós também temos feito aquilo que tem sido possível e que tem estado ao nosso alcance para dinamizar o gosto pela leitura. Mas esse papel não pode ser desempenhado apenas pela associação a que Henrique Carrola preside. O apelo do responsável estende-se à comunidade e também à Comunicação Social, que considera terem papéis fulcrais na divulgação e sensibilização no que diz respeito à leitura.

A Feira do Livro esteve aberta até às 19h00 do passado sábado. Com livros a preços acessíveis que foram adquiridos pelos pais dos mais pequenos. Livros e não só. Além de alimentar a mente também se alimentava o estômago. Como sugestão da Associação de Pais, foi possível “tomar um café ou até mesmo lanchar” para angariar fundos com vista à realização da viagem de finalistas da EB1 Maia Sede.

Pedro Póvoas