Festas de Santo Ovídio e do Senhor da Agonia no Castelo

0
294

A Vila do Castelo da Maia recebe este fim-de-semana as Festas de Santo Ovídio. Está a ser organizada pela Comissão de Festas de Santo Ovídio e do Senhor da Agonia, com o apoio das juntas de freguesia de Santa Maria e São Pedro de Avioso, e da paróquia, que é responsável pela parte religiosa.
A festa propriamente dita envolveu durante vários anos as cinco freguesias da Vila do Castelo. Nos últimos anos tem sido a Junta de Freguesia de Santa Maria de Avioso a principal responsável pela organização da festa, com as restantes freguesias a apoiarem financeiramente.
Com o agravamento das dificuldades financeiras das freguesias e da população, a tradição de realizar a parte pagã da festa quase se perdeu.

Surgiu então a ideia de criar uma comissão que ficasse responsável pela organização das festas da terra. “Para manter a tradição decidimos fazer o festival e a feira das cebolas. Como temos cá um padre há apenas dois anos, e como as festas de Santo Ovídio e do Senhor da Agonia decorrem no espaço de uma semana, decidimos fazer só uma comissão de festas, para não andarmos a fazer dois peditórios, que é sempre muito difícil”, explica Adriano Correia, um dos responsáveis da comissão.
E porque estamos em tempo de crise, a comissão foi forçada a efectuar alguns cortes no orçamento das duas festas. A redução anda na ordem dos “70 por cento” em relação a anos anteriores.

Não haverá fogo-de-artifício nem artistas cabeças de cartaz. No que diz respeito à Festa de Santo Ovídio, o destaque vai para o festival de folclore, no sábado pelas 16h30, que este ano conta com a participação de cinco grupos. E no domingo a procissão solene e missa campal às 17h00, no Monte de Santo Ovídio.

Decorre ainda a Feira de Artesanato, a partir desta quinta-feira, no mercado do Castelo. Um certame que conta, este ano, com a presença de aproximadamente três dezenas de artesãos. Pode ser visitada das 19h00 às 24h00 esta quinta e sexta-feira. E das 15h00 às 24h00 no sábado e domingo.

A Festa do Senhor da Agonia é, entre 3 e 5 de Setembro, na freguesia de Santa Maria de Avioso. Na noite de sábado, decorre a procissão de velas com o andor da Nossa Senhora das Dores, ao largo do Padrão em Cidadelha e regresso à capela. No domingo, pelas 17h00 realiza-se a missa campal e procissão com os andores de Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima e Nosso Senhor da Agonia.

Fernanda Alves