Festival de Gastronomia abre hoje

0
132

A partir de hoje e até 31 de Maio, 24 restaurantes do concelho vão dar a provar as iguarias do concelho e da região. Fazem-no no âmbito do 11º Festival de Gastronomia da Maia, organizado pela Câmara Municipal da Maia.

O certame promete juntar à mesa as tradições gastronómicas e a inovação dos estabelecimentos de restauração. É esse o desafio lançado pela autarquia aos restaurantes inscritos.  São mais do que em 2008, assim como aumentou também – para sete – o número de inscritos para Duelo de Chefs, a decorrer no dia 27 de Maio, na Casa das Tílias, em Gueifães. Pelos resultados do ano passado, admite Rui Rodrigues, da Divisão do Turismo da Câmara da Maia, mas também pela consciência, por parte dos empresários do sector, de que “é fundamental esta operação de marketing e dar-se a conhecer perante o público”. E, assim, ganhar novos clientes.

[audio:SUCESSO_FESTIVAL.mp3]

Os 24 participantes deste ano vão oferecer nas suas ementas, ao longo de todo o mês, pratos como o Cabrito à Maiata, o Bacalhau à Lidador, o Bacalhau com Todos, a Vitela na Brasa, a Sardinha de Escabeche ou o Arroz de Pica no Chão. Para sobremesa, destacam-se, entre muitas outras iguarias, as Rabanadas, o Leite Creme, as Tigeladas ou os Lidadores.

Considera Rui Rodrigues que são ingredientes suficientes para uma passagem pela Maia:

[audio:GASTRONOMIA.mp3]

Para os restaurantes participantes há benefícios que vão para além do número de refeições servidas ao longo do mês de Maio. No âmbito do festival, a Câmara da Maia disponibiliza acções de sensibilização, no sentido de indicar “o que devem fazer para melhorar a qualidade dos seus serviços”. A par da preservação e da melhoria da qualidade da gastronomia tradicional maiata, acrescenta Rui Rodrigues.

Mas há também acções de formação, em áreas como o Inglês e o Espanhol – dado que a gastronomia é um produto turístico de referência – ou da Higiene e Segurança no Trabalho e ainda Cozinha e Pastelaria, neste caso, resultando de uma parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Veja aqui a lista de participantes na edição deste ano do Festival de Gastronomia da Maia.

Marta Costa