Festival de Música da Maia com Opus Emsemble, Mário Laginha e Pedro Burmester

0
169

O Festival de Música da Maia vai receber, este fim-de-semana, dois concertos que se prevêem magníficos. Esta sexta-feira, o grande auditório do Fórum da Maia será palco para uma das mais célebres formações de câmara portuguesas, o quarteto OPUS ENSEMBLE, uma instituição artístico-musical, constituída por um conjunto de virtuosos intérpretes.

Olga Pratz, piano, Alex Oliva, contrabaixo, Anabela Chaves, viola-d’arco e Pedro Ribeiro, oboé, vão entregar-se à interpretação de um riquíssimo programa.

Pedro Burmester e Mário Laginha vêm ao Festival para um dos concertos que está a gerar maior expectativa junto do público, embora esteja esgotado há muitas semanas.

Os dois pianistas, senhores de um currículo invejável e de um talento artístico internacionalmente reconhecido, vão entabular um diálogo musical, numa linguagem pianística, porventura, só possível devido à forte amizade que os dois músicos mantêm e cultivam há décadas.

Importa sublinhar que um dos seus primeiros concertos conjuntos, ocorreu aqui na Maia, há mais de vinte anos, quando o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, lhes lançou um repto, para fazer um concerto integralmente dedicado ao ragtime, em particular à música de Scott Joplin.

Uma nota especial para a singela, mas significativa homenagem que Pedro Burmester vai prestar ao compositor maiato, Eurico Thomaz de Lima, por ocasião das comemorações do centenário do seu nascimento.

No próximo domingo será a vez dos alunos do Conservatório de Música da Maia virem ao Festival, participar na festa da Música, confirmando desse modo que o certame também é dedicado aos jovens músicos maiatos.

Tiago Moreira, um dos melhores solistas do Conservatório, o ensemble de guitarras e a orquestra de sopros, vão assumir a responsabilidade de representar a instituição, num concerto marcado pelo desabrochar de novos talentos artísticos que se encontram em formação, no alfobre dos artistas maiatos, o Conservatório de Música da Maia. Este concerto terá bilhetes grátis, que devem ser levantados no próprio dia.