Filme sobre Bairro da Bajouca passa na RTP

0
439

Bairro da Bajouca, do concelho da Maia, é uma das obras em destaque dos filmes da RTP ligados à divulgação da Casa da Arquitetura. O arquiteto autor da obra é João Álvaro Rocha.

A Casa da Arquitetura e o Grupo RTP estabeleceram uma parceria para a produção e exibição de um conjunto de filmes dedicados a obras e arquitetos, cujo acervo se encontra ao cuidado do Arquivo da Casa.

Estes pequenos vídeos, com diferentes durações, são exibidos nas emissões da RTP1, RTP3 e RTP Internacional e retratam obras construídas, de arquitetos portugueses e estrangeiros, desde o desenho até à sua materialização física.

Esta parceria entre a Casa da Arquitetura e a televisão pública tem por objetivo dar a conhecer alguns dos melhores exemplos de arquitetura contemporânea de autores como Eduardo Souto de Moura, Pedro Ramalho, João Álvaro Rocha e Gonçalo Byrne, entre outros.

O Bairro da Bajouca, em destaque, de autoria do arquiteto João Álvaro Rocha, já falecido, é um complexo de habitação social construído entre 1997 e 2002, na Bajouca, lugar da antiga freguesia de Gemunde, hoje Castelo da Maia, ao abrigo do então PER – Plano Especial de Realojamento.

Álvaro Rocha foi autor na Maia de diversos empreendimentos de habitação social e diversas intervenções no espaço público, nomeadamente as estações Parque Maia, Zona Industrial e Castelo da Maia da Linha Verde do Metro e o Complexo Ambiental da Quinta da Gruta no Castelo da Maia.